Comportamento suicida é tema de palestra em Santa Cruz do Sul

Assunto exige atenção especial da população e tratamento precoce

A Caravana AMRIGS levou a Santa Cruz do Sul, na noite de quarta-feira (30/08), o debate sobre suicídio, tema que se tornou questão de saúde pública. Na ocasião, os presentes também assistiram uma palestra sobre a tributação atual no exercício da atividade médica.
O especialista em clínica médica e regulador em saúde mental da Central de Regulação Estadual (CRH/RS), Hernani Robin Junior, destacou a importância da capacitação dos profissionais da saúde para avaliarem adequadamente o risco de uma pessoa tirar a própria vida.
– O comportamento suicida está, na maioria das vezes, associado ao histórico de transtorno mental que deve ser avaliado e tratado o mais rápido possível. Estão entre os fatores de risco uma história familiar de suicídio ou de tentativas, vulnerabilidade familiar e social, fatores de estresse como separações, crises financeiras, perda de emprego ou doenças crônicas – explicou Junior.
Ainda de acordo com o especialista, a rede de atenção psicossocial, desde as unidades básicas de saúde e de pronto atendimento até os componentes hospitalares, deve atuar de forma ativa na prevenção do comportamento suicida.
Fez parte desta edição da Caravana AMRIGS, ainda, a palestra com o contabilista e vice-presidente técnico do Conselho Regional de Contabilidade do RS, Márcio Schuch Silveira, sobre a tributação da atividade médica.
– No próximo ano haverá alterações significativas para as empesas de atividades médicas optantes do Simples Nacional. Dependendo da sociedade, elas poderão se inscrever em uma alíquota de 6%, índice bem abaixo do que é exercido atualmente. Mas para isto são exigidos alguns requisitos, como a participação da folha de pagamento sobre a receita com percentual igual ou superior a 28% – esclareceu Silveira, reforçando que a opção deve ser feita até o final de janeiro de 2018.
Coordenada pelo médico Bernardo Aguiar, a Caravana AMRIGS tem como objetivo levar a diversas regiões do estado debates relevantes para a comunidade médica e a população em geral, promovendo melhorias nas condições sociais e culturais.
O projeto abrange a campanha institucional da AMRIGS, “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia!”, que desenvolve ações para reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Interessados em agendar uma edição em seu município podem entrar em contato pelo telefone (51) 3014-2007, com Maria da Graça Schneider.
4Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM