DEL premia participantes do Projeto Propriedade Sustentável

A Câmara Técnica de Desenvolvimento Rural do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), em parceria com a Prefeitura de Rolante, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com o intuito de melhorar a competitividade das propriedades rurais do município, há um ano vem desenvolvendo o Projeto Propriedade Sustentável e, no dia 16 de outubro, no Espaço Cultural, a partir das 19h, realizará uma solenidade para premiar as participantes e destacará, entre as sete propriedades que integram o projeto, a que mais evoluiu ao longo deste período.

Projeto Propriedade Sustentável:
O Projeto Propriedade Sustentável teve início em maio de 2017, com a abertura do processo de seleção das famílias, selecionando sete,  e o trabalho integrado de assessoria com as entidades parceiras começou em novembro.

O Planejamento Estratégico de Rolante, proposto através dos estudos do DEL, prevê que em 2025 o município dever se referência em produção de alimentos saudáveis. Desta forma, o projeto Propriedade Sustentável vem com o intuito de trabalhar a agricultura orgânica e sustentável. Mas o trabalho vai muito além disto. Alinhado ao planejamento estratégico e integrando a intenção de ser referência de turismo de experiência em 2020, as propriedades integrantes do projeto passaram a ser percebidas e trabalhadas, também, no que diz respeito ao turismo rural. Algumas delas, desde o início, apresentaram vocação e planos de trabalho neste seguimento e outras foram sendo desenvolvidas e aprimoradas.

Entre os objetivos gerais do projeto estão a reorganização das propriedades; oportunizar assistência técnica rural para melhoria dos processos da propriedade; desenvolver atividades para a sustentabilidade e produção com base agroecológica; promover aproximação para ampliar modelos de organização coletiva e novos negócios; desenvolver ações de proteção ao meio ambiente e educação ambiental.

Ao longo de um ano de trabalho com as famílias e parceiros do projeto, foram realizadas sete tardes de campo, contemplando, a cada encontro, uma propriedade diferente. Além disso, as famílias foram assistidas com visitas de assessoria técnica e de gestão financeira, desenvolvimento de planos de trabalho, cronograma de intervenção de maquinários, plano de marketing com desenvolvimento de marca, além da identificação de novos produtos e serviços para cada propriedade.

A partir das demandas levantadas junto às famílias e com a análise de potencial de mercado, está sendo desenvolvido um novo roteiro turístico de Rolante, com foco no turismo rural, que deve estar em operação ainda em 2018.  A promoção deste novo roteiro conta, ainda, com a criação de vídeos individuais das propriedades. Esta produção está sendo realizada com apoio da Sicredi Nordeste RS.

2Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM