Evento na capital gaúcha estimula compreensão do contexto social para atendimento médico

TEDxUFCSPA inspira estudantes de medicina a encararem patologias por outra perspectiva

Mundialmente conhecido pela disseminação de ideias modernas e atuais, o TEDx proporcionou aos alunos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) a possibilidade de pensar a medicina a partir de uma maneira criativa. O evento ocorreu neste sábado (16/06), na sede da instituição na capital, e teve o apoio da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).
– É dever da AMRIGS, enquanto entidade científica, colaborar com um evento de disseminação de conhecimento que tem credibilidade global. Além disso, a atividade realizada dentro da universidade, organizada por estudantes, merece reconhecimento pela iniciativa destes jovens em aprimorar o seu conhecimento – destacou o diretor de Exercício Profissional da AMRIGS, Marcos Vinícius Ambrosini Mendonça.
O TEDxUFCSPA teve como tema “Ciência, Saúde e Sociedade”, aspectos que, de acordo com o diretor da AMRIGS, estão diretamente ligados à medicina por suas características humanas.
– A função do médico não é só entender a sociedade, mas o contexto social para auxiliar o paciente. Um espaço com essa qualidade de ideias, que necessariamente não sejam somente técnicas, incentiva os estudantes a enxergarem as patologias por outro ponto de vista – complementou Mendonça.
Para a reitora da UFCSPA, Lúcia Pellanda, o TEDx representa uma abertura radical para o compartilhamento de ideias.
– O objetivo do evento é justamente ter um caráter transdisciplinar para fazer refletir e, nesse sentido, a universidade é o local ideal para isso. O apoio da AMRIGS é significativo pois a entidade sempre se preocupou também em difundir ideias para a sua comunidade – afirmou Lúcia.
As exposições foram realizadas pelo especialista em História da Música Popular Brasileira e licenciado em Letras, Flávio Azevedo; pela mestre em Comunicação Social e Relações Públicas, Gabriela Gonçalves; pelo estudante de Psicologia e Desenvolvedor de Realidade Virtual, Guilherme Novak; e pela médica e especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Mila Salcedo.

3Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM