Feira do IF na Casa da Colônia

A Feira do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Rolante, ou, como é conhecida, Feira do IF, há um mês vem ultrapassando os limites da sede da instituição e se aproximando cada vez mais da comunidade rolantense desde que começou a ser realizada, quinzenalmente, na Casa da Colônia, o que facilita o acesso das pessoas, como um todo, de conhecer e adquirir os produtos comercializados por seis famílias com hortifrutigranjeiros, artesanato e sabão feito com reaproveitamento de óleo de cozinha. Realizar a feira na Casa da Colônia faz, também, com que haja mais volume de vendas pela excelente localização da Casa e pela tradição de ser um ponto de vendas de produtos coloniais e de informações turísticas.

O IF deu início à Feira da Agricultura Familiar e Aula Pública Agroecologia e Desenvolvimento Rural em 2017, sob a organização dos estudantes do Curso Técnico de Agropecuária Concomitante Subsequente, na disciplina Agroecologia, juntamente com o Grupo de Consumidores Agroecológicos de Rolante e com o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Campus Rolante.

Os objetivos da Feira do IF são reunir no espaço acadêmico agricultores, consumidores, estudantes, servidores do IFRS e técnicos para repensar a forma de aquisição de alimentos e aproximar produtores de consumidores; promover o debate sobre a comercialização direta de alimentos e circuitos curtos de comercialização, valorizando os agricultores locais e, ainda, promover ações ligada à agroecologia e produção orgânica de alimentos.

Um fator que impulsionou a realização da Feira do IF foi o Grupo de Consumidores Agroecológicos de Rolante, um projeto de Extensão do IFRS Campus Rolante, coordenado pela professora Dra. Adriana Regina Corrent – professora de Agroecologia, em parceria com o Escritório Municipal da Emater de Rolante, através do trabalho da Engenheira Agrônoma Rosane Renck, tendo como objetivo principal aproximar os agricultores (em transição para produção orgânica ou orgânicos certificados) dos consumidores locais. Desde o ano passado, o grupo adquire cestas de verduras diretamente da agricultora Silvana Petry, da localidade da Maragata, interior de Rolante, que deixou de trabalhar em fábrica de calçados para retornar à atividade agrícola. Silvana comercializa verduras e frutas da estação cultivadas sem agrotóxicos e adubos químicos sintéticos.

Quem ganha com isto? Todos. Silvana, que voltou para perto de seus familiares, no interior do município, pode trabalhar com o que gosta e passar mais tempo com a família e as pessoas que adquirem produtos que são cultivados sem agrotóxicos e com o amor de quem realmente ama a terra onde vive e comercializa o que coloca na própria mesa diariamente.

A Feira do IF é realizada em terças-feiras, sendo uma terça na sede do Instituto e outra na Casa da Colônia.

Na sede do IF a feira é realizada das 16h às 19h e na Casa da Colônia das 14 às 18h.

O IFRS Campus Rolante está localizado na ERS-239, KM 68, número 3505 (Estrada Taquara/Rolante) e a Casa da Colônia fica na  Avenida Getúlio Vargas, 131. Fone: (51) 3547-3449.

No mês de julho, em função do recesso escolar, a feira está sendo realizada todas as terças na Casa da Colônia. A comunidade pode adquirir produtos fresquinhos, também, todas as sextas-feiras, na tradicional Feira do Produtor da Casa da Colônia, das 13h às 18h e aos sábados pela manhã.

2Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM