Lenço umedecido ou algodão?

Médica dermatologista pediátrica esclarece a clássica dúvida dos pais sobre os procedimentos na troca de fraldas de recém-nascidos

A posição radical de que não deve, em hipótese alguma, ser usado lenço umedecido em recém-nascidos, é um mito. O PH ácido dos lenços em contraste com o PH alcalino da urina proporciona um efeito de neutralização da pele. Ainda assim, a preferência, segundo a médica dermatologista associada da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Ana Paula Manzoni, sempre será pela água e sabonete.

– A preferência é por usar algodão com água ou loções de limpeza que não precisam enxugue. A sugestão é manter o lenço umedecido em situações que exijam praticidade como ao sair de casa com o bebê. Porém, a qualquer sinal de irritação deve ser rediscutida a conduta com o pediatra ou dermatologista – explica

O cuidado importante que os pais devem ter é observar para que não sejam usados produtos com perfume ou álcool. Além disso, o cuidado nas trocas de fralda em local público deve ser intensificado.

– Essa cautela deve ser ainda maior se houver alguma porta de entrada na pele da criança como fissuras, escoriações ou assadura prévia. Então sempre deve-se colocar algo pessoal que cubra trocador e fique em contato direto com a pele da criança – completa.

Os pais ou responsáveis pela troca da fralda também devem seguir a mesma orientação de higienizar bem as mãos e ter muito cuidado quando há existência de machucados que podem representar uma porta de entrada de doenças na pele.

0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM