Lojistas gaúchos comemoram projeções positivas do PIB no comércio

Análise da FCDL-RS é de que o setor vive um bom momento, apesar de ainda encontrar dificuldades no quadro político e econômico

Apesar de não ter sido o quadro ideal, os números da economia apontam para um bom fechamento do ano de 2017 para o comércio gaúcho, segundo análise da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS. A avaliação é baseada em dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e do IBGE. A projeção do PIB 2017 no RS para o comércio é de crescimento de 7,97%. O setor fica abaixo da agricultura que projeta crescimento de 13,24%, mas tem melhor desempenho que a indústria com projeção de crescimento de 1,25%. Apenas o setor de Serviços registra índice negativo de 3,78%. O quadro geral aponta para crescimento de 0.93%.
 – No cenário econômico nacional, a maior influência no comércio é a taxa Selic, que tende a continuar em queda moderada. Esse fenômeno é positivo para o aumento do consumo e favorece investimentos no setor. Apesar disso, o alerta é que ainda os juros ao consumidor devem continuar elevados por conta, especialmente, da concentração financeira em cinco bancos que detém conjuntamente cerca de 80% dos ativos financeiros. Também foi importante a retomada dos empregos que deu fôlego aos consumidores – afirma o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O aspecto que mais pesa negativamente no crescimento é a carga de impostos elevada que segue sem transformações significativas.
Para o ano de 2018, a abordagem inclui três cenários: um pessimista, um realista e um otimista. No cenário pessimista, a previsão do PIB 2018 para o RS no comércio é de 3%. No quadro realista é de 4,5% e no otimista atinge 7%.
Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM