Lojistas gaúchos comemoram projeções positivas do PIB no comércio sol FM

Redação

Lojistas gaúchos comemoram projeções positivas do PIB no comércio

Lojistas gaúchos comemoram projeções positivas do PIB no comércio

Análise da FCDL-RS é de que o setor vive um bom momento, apesar de ainda encontrar dificuldades no quadro político e econômico

Apesar de não ter sido o quadro ideal, os números da economia apontam para um bom fechamento do ano de 2017 para o comércio gaúcho, segundo análise da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS. A avaliação é baseada em dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e do IBGE. A projeção do PIB 2017 no RS para o comércio é de crescimento de 7,97%. O setor fica abaixo da agricultura que projeta crescimento de 13,24%, mas tem melhor desempenho que a indústria com projeção de crescimento de 1,25%. Apenas o setor de Serviços registra índice negativo de 3,78%. O quadro geral aponta para crescimento de 0.93%.
 – No cenário econômico nacional, a maior influência no comércio é a taxa Selic, que tende a continuar em queda moderada. Esse fenômeno é positivo para o aumento do consumo e favorece investimentos no setor. Apesar disso, o alerta é que ainda os juros ao consumidor devem continuar elevados por conta, especialmente, da concentração financeira em cinco bancos que detém conjuntamente cerca de 80% dos ativos financeiros. Também foi importante a retomada dos empregos que deu fôlego aos consumidores – afirma o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O aspecto que mais pesa negativamente no crescimento é a carga de impostos elevada que segue sem transformações significativas.
Para o ano de 2018, a abordagem inclui três cenários: um pessimista, um realista e um otimista. No cenário pessimista, a previsão do PIB 2018 para o RS no comércio é de 3%. No quadro realista é de 4,5% e no otimista atinge 7%.
Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

happy wheels

Mayara Rosa

novembro 17th, 2017

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *