Médica explica como identificar e tratar a erisipela

Infecção bacteriana da pele causa dor intensa e inchaços

A erisipela é uma infecção bacteriana da pele. Acomete as camadas mais superficiais e pode envolver os vasos linfáticos. A localização mais comum é nos membros inferiores e é uma lesão visualmente avermelhada, quente, endurecida e dolorosa ao toque. De acordo com a médica dermatologista associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Greice Rampon, com frequência causa calafrios, mal estar e febre.

– A principal causa da erisipela é uma bactéria que penetra na pele, geralmente em áreas com alguma lesão superficial. As principais vítimas da doença são idosos, pessoas debilitadas, pacientes com inchaço das pernas e úlceras, que são ferimentos abertos. Ressalto que sempre é necessário procurar um dermatologista, pois o tratamento é feito com antibiótico específico – destaca.

A médica alerta que não existem tratamentos caseiros adequados para a erisipela. O que se pode fazer é cuidar de pacientes que estão em risco para que não se machuquem, cuidar ao fazer o corte das unhas nos pés, e cuidar na retirada de cutículas. A doença, em determinados pacientes, pode se repetir por várias vezes, causando alterações na circulação, e predispondo ao desenvolvimento de inchaço crônico no membro afetado. Em casos mais graves, e em pacientes debilitados, pode tornar-se uma infecção generalizada e levar ao óbito.

6Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM