Vendas do varejo gaúcho voltam a crescer em abril sol FM

Redação

Vendas do varejo gaúcho voltam a crescer em abril

Vendas do varejo gaúcho voltam a crescer em abril

Quarto mês consecutivo de acréscimo nas vendas tem influência do uso de recursos oriundos do saque das contas inativas do FGTS.

As vendas do comércio varejista gaúcho registraram em abril um crescimento de 8,86% na comparação com o mesmo período de 2016. O número leva em conta o chamado varejo ampliado que inclui os segmentos de veículos e material de construção. A avaliação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS é de há um dado positivo no reaquecimento da comercialização de veículos nos primeiros meses de 2017.
– Este dado revela a preferência dos consumidores pela aquisição de bens duráveis a partir de ganhos extras. Observamos que a compra de automóveis cresceu 5,3% na comparação de abril deste ano com o mesmo mês de 2016. Artigos de vestuário e calçados tiveram incremento de 28% e de informática e comunicação um avanço de 8,95%. Isto mostra que muito do dinheiro sacado das contas inativas do FGTS foi direcionado para o consumo – explica o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Apesar dos números favoráveis, Vitor Augusto Koch lembra que o atual quadro de instabilidade política do país continua gerando incertezas econômicas que abalam a intenção de consumo dos brasileiros. Mesmo com o resultado das vendas de abril, o varejo gaúcho encontra-se em um patamar de vendas 8,95% inferior ao que existia em 2012.
– O caminho para a efetiva recuperação é longo e necessita ser concretizado a partir de medidas efetivas de redução do peso do Estado sobre a economia. É importante lembrar que os recursos das contas inativas do FGTS deixarão de ter influência positiva sobre as vendas a partir de agosto – completa Koch.
Caso não sejam implementadas medidas macroeconômicas que alavanquem o consumo, a FCDL-RS acredita que nos próximos meses a taxa mensal de expansão das vendas fique na casa dos 3%.

happy wheels

Mayara Rosa

julho 18th, 2017

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *