Nova obra detalha a alfabetização como base do conhecimento, unindo neurociência, inclusão e práticas pedagógicas inovadoras

  • 9 de dezembro de 2025
  • Sol FM

Desenvolvimento Integral: Da teoria à sala de aula: Práticas pedagógicas do 1º ao 5º ano que utilizam a neuroeducação para promover o desenvolvimento neurocognitivo e a formação do indivíduo como ser crítico

O Prof. Dr. Rômulo Terminelis da Silva lança a obra seminal Alfabetização como base para a construção do conhecimento: desafios e práticas do 1º ao 5º ano, um estudo que se estabelece como uma contribuição fundamental para a docência e o campo da neurociência. O livro, resultado de um aprofundado estudo interdisciplinar que articula os campos da educação e da neurociência, posiciona a alfabetização como a base que sustenta o aprendizado e a formação do indivíduo como ser crítico e ativo na sociedade.

A obra, publicada em 2025, oferece reflexões e propostas substanciadas em pesquisas contínuas, voltadas para os processos de alfabetização e o desenvolvimento integral dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho do Dr. Silva responde diretamente às exigências do século XXI, detalhando práticas pedagógicas essenciais para a promoção de uma educação de qualidade. O conteúdo se estrutura em torno de temas cruciais, incluindo Alfabetização, Formação de professores, Neurociência e educação, Práticas pedagógicas, Educação inclusiva e Políticas públicas em educação.

A autoridade científica por trás da pesquisa

A relevância acadêmica do livro é endossada pela vasta trajetória de pesquisa do autor. Dr. Rômulo Terminelis da Silva, Professor e Pesquisador, é Pós-doutor em Neurociências e Pós-doutor em Educação pela Logos University, em Paris, França. Este estudo em particular é fruto do pós-doutorado em neurociências.

Sua formação de excelência inclui Doutorado em Educação pela Logos University Internacional, Unilogos e Universidade Federal de Alagoas, Doutorado em Psicologia Clínica pela Facisa/UPE, e PhD em Psicologia da Saúde pela Université des Sciences de L’homme de Paris/França. Atualmente, o Dr. Silva também atua como Professor Titular e Associado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Logos University International (PPGE/Unilogos), em Paris, França.

Enfrentando os desafios contemporâneos da educação

A obra se destaca por seu percurso teórico-reflexivo e propositivo, sendo estruturada sobre quatro pilares dimensionais: o epistemológico, o ético, o técnico e o metodológico. O livro não apenas documenta, mas também disponibiliza propostas consistentes que dialogam diretamente com as necessidades de superação dos educadores.

Entre os principais tópicos abordados, o Dr. Silva explora:

  • Alfabetização e Neurociência: A alfabetização é compreendida como um processo neurocognitivo complexo que exige ambientes de aprendizagem ricos, estimulantes e seguros, capazes de tirar proveito da alta plasticidade cerebral na infância. A neuroeducação é apresentada como um subsídio valioso para que os docentes compreendam os processos mentais envolvidos na leitura e escrita.
  • Implicações sociais e a pandemia: São detalhados os impactos das desigualdades sociais sobre o desenvolvimento cerebral e a aprendizagem, bem como o efeito da pandemia na interrupção do processo de alfabetização e os desafios da recuperação pós-crise. A escola é vista como um espaço vital para a superação das desigualdades.
  • Inovação pedagógica e formação docente: É ressaltada a centralidade da formação docente para uma prática inovadora. O livro propõe o uso de práticas de alfabetização que incluem a ludicidade, a gamificação e metodologias ativas, além de recursos digitais e tecnológicos que personalizam e tornam o aprendizado mais dinâmico.
  • Inclusão e avaliação: O autor discute a importância da inclusão de alunos com necessidades especiais, enfatizando o planejamento específico e flexível. O monitoramento da aprendizagem e os tipos de avaliação (diagnóstica, formativa e somativa) são abordados como essenciais para garantir a equidade educacional.

Em síntese, a obra Alfabetização como base para a construção do conhecimento evidencia o comprometimento do autor com as demandas contemporâneas da educação e reforça que a integração entre ciência, sensibilidade e prática pedagógica é o caminho para garantir o direito à alfabetização com qualidade e equidade. O futuro da alfabetização exige uma abordagem que una ciência, sensibilidade e compromisso social, valorizando o afeto e o vínculo entre professor e aluno como elementos centrais.

Ficha Técnica:

Título Original
Alfabetização como base para a construção do conhecimento: desafios e práticas do 1º ao 5º ano
Autor
Dr. Rômulo Terminelis da Silva, Ph.D.
Editora
ARCÁDIA Consultoria & Editora
Local de Publicação
Juiz de Fora / MG
Edição
1º Edição
Ano de Publicação
2025
ISBN
978-65-01-78476-2
Páginas
247 p.
Formato
Digital, com ilustrações (il.)
Designer de Capa e Diagramação
Artemio Arias Rojo
Classificação Decimal Universal (CDU)
37.091.3:159.9

Marcos Alves Sociedade Advocacia | Foto: Getty Images

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