Desenvolvimento Integral: Da teoria à sala de aula: Práticas pedagógicas do 1º ao 5º ano que utilizam a neuroeducação para promover o desenvolvimento neurocognitivo e a formação do indivíduo como ser crítico
O Prof. Dr. Rômulo Terminelis da Silva lança a obra seminal Alfabetização como base para a construção do conhecimento: desafios e práticas do 1º ao 5º ano, um estudo que se estabelece como uma contribuição fundamental para a docência e o campo da neurociência. O livro, resultado de um aprofundado estudo interdisciplinar que articula os campos da educação e da neurociência, posiciona a alfabetização como a base que sustenta o aprendizado e a formação do indivíduo como ser crítico e ativo na sociedade.
A obra, publicada em 2025, oferece reflexões e propostas substanciadas em pesquisas contínuas, voltadas para os processos de alfabetização e o desenvolvimento integral dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho do Dr. Silva responde diretamente às exigências do século XXI, detalhando práticas pedagógicas essenciais para a promoção de uma educação de qualidade. O conteúdo se estrutura em torno de temas cruciais, incluindo Alfabetização, Formação de professores, Neurociência e educação, Práticas pedagógicas, Educação inclusiva e Políticas públicas em educação.
A autoridade científica por trás da pesquisa
A relevância acadêmica do livro é endossada pela vasta trajetória de pesquisa do autor. Dr. Rômulo Terminelis da Silva, Professor e Pesquisador, é Pós-doutor em Neurociências e Pós-doutor em Educação pela Logos University, em Paris, França. Este estudo em particular é fruto do pós-doutorado em neurociências.
Sua formação de excelência inclui Doutorado em Educação pela Logos University Internacional, Unilogos e Universidade Federal de Alagoas, Doutorado em Psicologia Clínica pela Facisa/UPE, e PhD em Psicologia da Saúde pela Université des Sciences de L’homme de Paris/França. Atualmente, o Dr. Silva também atua como Professor Titular e Associado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Logos University International (PPGE/Unilogos), em Paris, França.
Enfrentando os desafios contemporâneos da educação
A obra se destaca por seu percurso teórico-reflexivo e propositivo, sendo estruturada sobre quatro pilares dimensionais: o epistemológico, o ético, o técnico e o metodológico. O livro não apenas documenta, mas também disponibiliza propostas consistentes que dialogam diretamente com as necessidades de superação dos educadores.
Entre os principais tópicos abordados, o Dr. Silva explora:
Em síntese, a obra Alfabetização como base para a construção do conhecimento evidencia o comprometimento do autor com as demandas contemporâneas da educação e reforça que a integração entre ciência, sensibilidade e prática pedagógica é o caminho para garantir o direito à alfabetização com qualidade e equidade. O futuro da alfabetização exige uma abordagem que una ciência, sensibilidade e compromisso social, valorizando o afeto e o vínculo entre professor e aluno como elementos centrais.
Ficha Técnica:
|
Título Original
|
Alfabetização como base para a construção do conhecimento: desafios e práticas do 1º ao 5º ano
|
|
Autor
|
Dr. Rômulo Terminelis da Silva, Ph.D.
|
|
Editora
|
ARCÁDIA Consultoria & Editora
|
|
Local de Publicação
|
Juiz de Fora / MG
|
|
Edição
|
1º Edição
|
|
Ano de Publicação
|
2025
|
|
ISBN
|
978-65-01-78476-2
|
|
Páginas
|
247 p.
|
|
Formato
|
Digital, com ilustrações (il.)
|
|
Designer de Capa e Diagramação
|
Artemio Arias Rojo
|
|
Classificação Decimal Universal (CDU)
|
37.091.3:159.9
|
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br