Solenidade marca aniversário de 50 anos da TVE

Como parte das comemorações dos 50 anos da TVE/RS, foi realizada uma solenidade na noite desta terça-feira (26/3), na sede da emissora, em Porto Alegre. O evento acontece durante o programa que homenageia os funcionários que ajudaram a construir a história de meio século da emissora do Estado. A titular da Secretaria de Comunicação (Secom), Tânia Moreira, representou o governo do Rio Grande do Sul na ocasião.

Iniciado às 15h30 desta terça-feira, o programa especial em homenagem aos funcionários da TVE/RS foi transmitido ao vivo pelo canal de TV e pela FM Cultura. A atração durou três horas e contou com a participação de jornalistas, radialistas e apresentadores de ambas as emissoras, além de convidados especiais, como artistas, músicos e especialistas de diversas áreas.

O especial culminou na solenidade de descerramento da placa comemorativa dos 50 anos da TVE/RS e 35 anos da FM Cultura. A homenagem traz uma linha do tempo da evolução da emissora, junto a um QR Code que leva até uma versão digital da placa, com os nomes dos 1.312 funcionários que já trabalharam ou ainda trabalham na estatal e que contribuíram para tornar as emissoras peças importantes na comunicação pública gaúcha.

A titular da Secom ressaltou a importância de cada funcionário que já atuou nas emissoras e expressou sua admiração por todos. “Queria expressar o meu mais sincero respeito por todos que já passaram por aqui, por aqueles que já dirigiram essa televisão. Tenho muito respeito e admiração por vocês”, disse Tânia. “Aqui a gente vê uma grande turma da TVE, que trouxe essa emissora até aqui com muita luta e com muito trabalho sério. Por isso, eu gostaria de dar os parabéns a todos vocês”, congratulou.

Em sua fala, o diretor da TVE, Caio Klein, agradeceu à colaboração de cada profissional que esteve presente em algum momento nas emissoras, destacando as idades dos canais de TV e de rádio como um marco histórico. “Chegar aos 50 e aos 35 anos é muito significativo. A saudação que faço é para todos que estão ou estiveram aqui, que fizeram parte em algum momento desta história. É um agradecimento não somente aos apresentadores, repórteres e locutores, mas também a todo o pessoal de manutenção predial, da limpeza e da segurança, que ajudam a manter nosso prédio em bom estado. Também quero agradecer à classe artística e cultural, que sempre nos apoia naquilo que desejamos fazer”, ressaltou.

Após o descerramento da homenagem, os convidados se reuniram no estúdio de gravação da TVE, onde participaram de um brinde e cantaram parabéns para as aniversariantes. Durante a comemoração os participantes também puderam tirar fotos em um painel instagramável. Assim, todos que participaram tiveram a chance de ter uma lembrança do momento histórico.

A programação em alusão aos aniversários tem se estendido por toda a semana. Desde segunda-feira (25/3), estão sendo exibidos os especiais “Memória TVE 50 anos”, com reportagens, entrevistas e imagens captadas pelas lentes da emissora em seu meio século de existência. Na segunda-feira, a série abordou temas como direitos humanos e orgulho LGBTQIAPN+ e, na terça-feira, discutiu ecologia. Ainda nesta semana serão exibidos episódios sobre a Consciência Negra, na quarta-feira (27/3), às 14h30; sobre o Festival de Cinema de Gramado e os Festivais Nativistas, ambos na quinta-feira (28/3), às 14h30 e 15h, respectivamente; e sobre eventos culturais, na sexta-feira (29/3), às 14h30.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) também faz uma homenagem às emissoras, com uma apresentação no Auditório Araújo Vianna, na quinta-feira (28/3). Sob a regência do maestro Evandro Matté, os músicos da Ospa executam o concerto especial Jobim Sinfônico, com a presença dos solistas Daniel Jobim, neto de Antônio Carlos Jobim, Mário Adnet e Zé Ibarra. A entrada no evento é gratuita.

Na sexta-feira (29/3), data que marca o aniversário da TVE, será exibido o documentário “Memória TVE 50 anos – A nossa história”, às 22h. A produção aborda desde a fundação, junto à Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com programação voltada à educação, até a consagrada TVE, localizada no prédio histórico da primeira televisão do Estado, a Piratini, no Morro Santa Tereza. Com formato de programa, o documentário traz matérias e depoimentos de profissionais que fizeram parte da história da emissora, com programas icônicos como Galpão Nativo, Quizumba, Estação Cultura, Pandorga, Nação e TVE Repórter, entre outros.

Outra estreia será o programa Sobre Nós, às 21h30 de sexta-feira, que focará na diversidade e em iniciativas para diminuição de desigualdades sociais, contra a desinformação e o preconceito. Além disso, a programação do dia será voltada ao resgate da memória da emissora, exibindo programas que marcaram a trajetória da TVE e dos espectadores.

Exposição no MuseCom

A emissora também é tema da exposição “TVE 50 anos”, no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), unidade da Secretaria da Cultura (Sedac). A promoção do evento é uma parceria entre MuseCom e TVE, com patrocínio do Banrisul. A mostra, que celebra o papel social e as memórias da televisão pública dos gaúchos ao longo do último meio século, abre para visitação do público na quarta-feira (27/3), às 17h, no MuseCom (R. dos Andradas, 959 – Centro Histórico, Porto Alegre). Com entrada gratuita, a exposição pode ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 19h (último acesso às 18h30), até 13 de julho.

A programação da TVE pode ser acompanhada no canal digital 7.1, no streaming do site tve.com.br e no canal no Youtube.


GOV RS | Texto: Thales Moreira/Secom e Ascom TVE | Edição: Camila Cargnelutti/Secom | Fotos: Lauro Alves/Secom
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM