Exclusivo no continente, o novo equipamento de fenotipagem automatizada reduz tempo de pesquisa e permite maior assertividade na seleção de microrganismos para a formulação de bioinsumos acelerando a análise de dados para o desenvolvimento de novas soluções para o agronegócio brasileiro
A Vittia (B3: VITT3), referência nacional em biotecnologia agrícola, traz para o país uma tecnologia inédita: um sistema de fenotipagem de plantas totalmente automatizado. Instalado em seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento em São Joaquim da Barra (SP), o equipamento representa um salto exponencial na capacidade de pesquisa do Brasil, permitindo a criação de soluções biológicas e nutricionais de forma mais rápida, precisa e sustentável, bem como reforça o compromisso da Companhia com a ciência, a sustentabilidade e o produtor rural.
Com investimento de R$ 1 milhão, a nova ferramenta é estratégica e posiciona a Vittia e o Brasil na vanguarda da ciência agrícola. Com alta precisão, o equipamento permite maior assertividade na seleção de microrganismos e na formulação de bioinsumos e soluções nutricionais. Com isto, a companhia acelera seu processo de inovação, reduz o tempo de desenvolvimento de novos produtos e amplia a capacidade de resposta às demandas do campo.
De acordo com a gerente de P&D da Vittia, Jéssica Brasau, a tecnologia, pioneira no Brasil, combina a visão 3D e a avaliação simultânea de mais de 20 parâmetros morfológicos da planta, com processamento dos dados em tempo real.
“Na prática, impulsionamos a inovação em uma escala sem precedentes. Reduzimos de forma significativa o índice de erro nos ensaios em comparação aos métodos tradicionais. Isso se traduz em muito mais precisão e agilidade para entregar ao agricultor exatamente o que ele precisa para produzir mais e melhor”, explica a pesquisadora.

Impacto Direto no Campo e na Sustentabilidade
O equipamento utiliza imagens 3D e múltiplos espectros de luz para analisar o nível de severidade de doenças nas plantas, nível de deficiência nutricional, biomassa vegetal entre outros parâmetros do desenvolvimento das plantas, e gera uma base de dados robusta para a seleção de microrganismos de alto desempenho e seleção de novas formulações. “A lógica é semelhante à forma como nossos olhos e cérebro interpretam a luz refletida pelos objetos ao nosso redor, a diferença é que o equipamento quantifica aquilo que enxergamos", explica Jéssica.
Novas gerações de tecnologias em bioinsumos, fertilizantes biológicos (solubilizadores de nutrientes e fixadores de nitrogênio), soluções para mitigação de estresse hídrico e defensivos biológicos (herbicidas, fungicidas e bactericidas) da Vittia, se beneficia agora desta ferramenta de ponta para potencializar suas análises e validar inovações. Ao aumentar a velocidade na análise da eficiência dos bioinsumos, a nova tecnologia contribui diretamente para práticas agrícolas mais sustentáveis. Edgar Zanotto, Diretor de Inovação e Novos Negócios da Vittia, destaca o impacto prático deste avanço:
“Esta tecnologia nos permite desenvolver produtos mais eficazes e seguros, com base em dados robustos e análises de alta precisão. É um avanço que materializa nosso compromisso com a sustentabilidade e com o futuro do agronegócio brasileiro, aliando ciência e inovação”, comemora o diretor.
Ao inaugurar esse novo capítulo, a companhia reafirma seu propósito de transformar a agricultura por meio da inovação. Além dos robustos investimentos em P&D, a Vittia mantém uma rede estratégica de colaboração com universidades e centros de pesquisa e está aberta a novas parcerias que compartilhem o mesmo rigor científico e visão de futuro. O novo equipamento fortalece essa rede, ampliando as possibilidades de estudos conjuntos e validações em escala.
Sobre a Vittia
A Vittia (BVMF:VITT3) nasceu com um propósito: cuidar das mais diferentes culturas do agronegócio brasileiro, levando produtividade, rentabilidade e aprimoramento do balanço socioambiental. A partir de uma cultura de cuidado e de inovação, a Vittia oferece soluções biotecnológicas para defesa e nutrição especial de plantas, contribuindo para uma agricultura cada dia mais produtiva e sustentável.
Com a maior fábrica de biológicos da América Latina, a Vittia conta com mais de 1.100 colaboradores, criando valor por meio da inovação e da ampliação de negócios com aquisições estratégicas no mercado.
O investimento constante em pesquisa, desenvolvimento e tecnologias garante um portfólio completo composto por fertilizantes biológicos, amplo portfólio de controle biológico - inseticidas, acaricidas, fungicidas, bactericidas e nematicidas e adjuvantes, suspensão concentrada, macro e micronutrientes, biofertilizantes e sais para a agricultura e pecuária.
O comprometimento com um ecossistema sustentável foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio do Selo Agro+ Integridade, destinado a empresas que desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br