13º salário: como utilizar o valor para começar o ano sem dívidas

  • 22 de dezembro de 2023
  • Sol FM

Especialista da cooperativa Sicredi Caminho das Águas dá dicas para usar o benefício da melhor maneira

O final do ano pode chegar acompanhado de preocupação para muitos brasileiros. Mais de 70% da população se diz endividada, conforme a  Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo economistas, o endividamento não é um problema em si, mas se estiver acompanhado de inadimplência, a situação pode virar uma grande dor de cabeça. 

É por isso que o 13º salário não deve ser utilizado para aquisição de novas compras. “A sugestão é que o décimo terceiro salário, assim como todo valor que recebemos de forma extraordinária, seja utilizado em primeiro lugar para quitar as dívidas. E para quem tem várias, a dica é escolher primeiro a que tem juros mais elevados”, explica o gerente da área de Programas Sociais da Sicredi Caminho das Águas, Eduardo Glaeser.

De acordo com Glaeser, é preciso evitar gastos do cheque especial e do cartão de crédito. “Esses são os principais vilões que proporcionam o efeito bola de neve das dívidas”, alerta.

O termo ‘dívida’ normalmente é entendido no sentido pejorativo da palavra, mas nem todas as dívidas são ruins. Segundo Glaeser, assumir um empréstimo para adquirir um bem, por exemplo, uma casa própria para sair do aluguel, um carro para trabalhar, uma usina de energia solar para reduzir o valor da conta de energia elétrica, são dívidas consideradas ‘boas’, que agregam valor ao bolso. “Agora, quando entramos no rotativo do cartão ou no cheque especial para adquirir coisas supérfluas, aí o resultado pode ser desastroso”, diz.

Para quem guarda dinheiro – Se o caso não for dívida, a dica é utilizar o valor do 13º salário para investir. “Para quem está começando a guardar dinheiro, o produto mais adequado são os investimentos em renda fixa e a nossa tradicional e muito conhecida poupança. Depois que a pessoa já tiver algum valor aplicado, já pode avançar na diversificação dos seus investimentos em outros produtos. É importante prestar atenção ao seu perfil de investidor e com o apoio de algum especialista no assunto para investir em produtos que estejam de acordo com o seu perfil e o seu momento de vida, além de pensar no curto, médio e longo prazo”, orienta.

A cooperativa Sicredi possui especialistas para dar apoio direto ao associado nas 23 agências físicas pertencentes a 33 municípios da Sicredi Caminho das Águas.

Sobre a Sicredi Caminho das Águas

Constituída em 1923, a Sicredi Caminho das Águas oferece um portfólio completo para liberar o potencial das pessoas e dos negócios. Com mais de 300 soluções financeiras, a cooperativa reúne mais de 80 mil associados em 33 municípios no Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Litoral do Rio Grande do Sul. Sua área de abrangência contempla os municípios de Araricá, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Campo Bom, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Igrejinha, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Hartz, Osório, Palmares do Sul, Parobé, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Taquara, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Coroas, Três Forquilhas e  Xangri-lá. Com sede em Rolante/RS, a Sicredi Caminho das Águas é integrante do Sistema Sicredi, composto por 105 cooperativas distribuídas pelo Brasil.


Sublinha! Comunicação | Assessoria de Imprensa – Sicredi Caminho das Águas | Foto: Lucas Willers
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM