30º Festivale: programação do Festival de Teatro mais antigo do Estado teve início na noite de ontem e prossegue até domingo, 2

O Festival de Teatro do Vale do Paranhana (Festivale) é o Festival de Teatro mais antigo do Estado, realizado de forma ininterrupta desde 1994. No início era um festival amador, mas atualmente acontece a nível profissional e sua visibilidade é nacional, tendo em vista que a organização recebeu inscrições de 46 espetáculos de diversos estados brasileiros. Destes, 13 foram selecionados para a mostra competitiva e mais três apresentarão como convidados, totalizando dezesseis espetáculos nos sete dias de Festival, que teve início na noite de ontem, 26 de junho, e prossegue com uma intensa programação até 2 de julho, na Sociedade Carlos Gomes.

Durante a abertura do evento, o prefeito de Rolante, Pedro Rippel, falou sobre a importância do Festivale para o município, lembrando que nem durante a pandemia ele deixou de acontecer. “Tivemos duas edições online, organizadas pela nossa diretora de Cultura, Joyce Reis, com a equipe do departamento. E há dois anos conseguimos retomar as atividades normalmente, recebendo centenas de artistas de muitos lugares do Brasil que vêm mostrar a cultura deles, o trabalho que realizam e levar um pouquinho da nossa cultura e da nossa hospitalidade. Esta troca de experiências fortalece o teatro, a cultura como um todo e o nosso município”, salienta o prefeito de Rolante, Pedro Rippel.

O espetáculo apresentado na abertura do evento foi “As Phynas em Fenabephy”, do Grupo As Phynas, com direção de Karla Concá, de Garibaldi.

O evento contou com a presença, também, da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Econômico, Habitação e Cidadania, Alzira Rippel, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Ademir Rost, Plínio Mósca, representando os avaliadores do Festival, secretária de Educação, Esportes e Turismo, Simone Tadiotto, diretor do Departamento de Indústria, Comércio e Trânsito, Gustavo Madruga da Rosa, secretário de Cultura e Turismo de Igrejinha, Juliano Müller, diretores de Cultura da região e representantes de entidades.

O festival é uma realização da Prefeitura de Rolante, sendo organizado pelo Departamento de Cultura e também conta com o apoio da Secretaria de Educação, Esportes e Turismo, que oferece transporte para as escolas, oportunizando que todos os alunos assistam pelo menos a um espetáculo. Escolas de outras cidades, que tiverem interesse em trazer seus alunos, devem realizar agendamento pelo telefone (51) 3547-1351, para garantir os lugares.

O ingresso é a doação de um quilo de alimento não perecível, destinado às entidades assistenciais do município. Somente o espetáculo de encerramento, Radicci e Genoveva – A vida de casal nón é fácil, no domingo, 2 de julho, às 19 horas, terá cobrança de ingressos. Ingressos antecipados estão à disposição no Macke Ferragens pelo valor de R$ 20,00, sendo que na hora será R$ 30,00.

A programação completa com sinopses e fotografias dos espetáculos podem ser acessadas no site cultura.rolante.rs.gov.br


Prefeitura Municipal de Rolante | Foto: Josef Ponciano
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM