O município de Parobé será sede do 4º Seminário Estadual de Prendas Mirins e Piás do Rio Grande do Sul, que acontecerá no próximo 11 de outubro, no Barracão Católico, localizado no Centro da cidade. O encontro reunirá crianças e jovens das 30 regiões tradicionalistas do Estado, em um dia de integração, aprendizado e valorização da cultura gaúcha. O evento é uma realização da 22ª Região Tradicionalista, com apoio da Prefeitura de Parobé, e promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e da Fundação Cultural Gaúcha (FCG). A anfitriã do encontro é a 1ª Prenda Mirim do RS, Isabeli de Lima, moradora de Parobé.
Programação
A programação inicia às 8h, com credenciamento, seguido pela solenidade de abertura às 8h30, com a presença de autoridades civis e tradicionalistas. Logo em seguida, às 9h15, a tradicionalista Vania Inês Ávila Priano ministrará a palestra “Colonização Alemã”, trazendo reflexões sobre a contribuição cultural desse povo para o Rio Grande do Sul.
Durante todo o dia, as prendas mirins e piás apresentarão seus projetos inspirados na temática: “De cada povo, uma herança! De cada brincadeira, uma lembrança”.O evento também contará com apresentações culturais e atividades de integração, encerrando às 18h.
A 1ª Prenda Mirim do RS, Isabeli de Lima, destaca a alegria de sediar a quarta edição em sua cidade. “Para mim, ser anfitriã deste grande evento é uma alegria e também uma honra. Vai além de organizar, é cuidar de cada detalhe para que todos se sintam acolhidos e felizes. Os mirins podem esperar um encontro cheio de diversão, aprendizado e momentos de integração”, afirma Isabeli.
Já o coordenador da 22ª RT, João Machado, destaca a relevância cultural do Seminário para as tradições gaúchas. Segundo ele, o evento promove um verdadeiro resgate dos brinquedos e brincadeiras que marcaram gerações. “Teremos a participação de integrantes das 30 Regiões Tradicionalistas, o que reforça o caráter regional e de integração. Além disso, é um espaço onde as crianças vivenciam a cultura de forma lúdica, preservando valores e tradições de diferentes povos do Rio Grande do Sul. O Seminário Mirim tem esse dom de unir e, ao mesmo tempo, resgatar as nossas raízes por meio das brincadeiras e dos brinquedos.”
Ação social
Além da programação cultural e formativa, o seminário terá uma campanha solidária: “Doe um brinquedo”. As doações arrecadadas serão destinadas à Secretaria Municipal de Assistência Social de Parobé, beneficiando crianças do município.
Origem do Seminário Estadual de Prendas Mirins e Piás do RS
O Seminário Estadual de Prendas Mirins e Piás do Rio Grande do Sul teve sua primeira edição em 15 de outubro de 2022, na cidade de Ijuí, durante a Expofest – Festa Internacional das Etnias.
A iniciativa partiu da gestão estadual de prendas mirins composta por Katarine Peripolli Dias (1ª Prenda Mirim do RS), Dara Netto (2ª Prenda Mirim do RS) e Ana Lívia Polônia Fröhlich (3ª Prenda Mirim do RS).
Desde então, o seminário é um espaço para que os pequenos tradicionalistas aprofundem seus conhecimentos, valorizem a cultura gaúcha e compartilhem experiências. E, de preferência, ocorre na cidade da 1ª Prenda Mirim do RS do ano vigente. (Fonte: MTG)
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br