5ª Conferência Estadual de Cultura encerra primeiro ciclo de discussões

Com o tema “Lei Aldir Blanc – articulação, pactuação e implementação no RS”, a 5ª Conferência Estadual de Cultura realiza, nesta semana, os dois últimos encontros do primeiro ciclo de debates. As lives ocorrerão na terça-feira (25/8) e na quinta-feira (27/8), sempre às 17h, pela página da Secretaria da Cultura (Sedac) no Facebook, com transmissão em rede pela TVE (Canal 7.1) e FM Cultura (107.7).

O segundo ciclo terá nove webconferências regionais, organizadas de acordo com o mapa das regiões funcionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e começa em setembro. O último ciclo, com data a definir, avaliará os resultados dos trabalhos desenvolvidos por meio das webconferências.

Sétimo encontro

Na terça-feira (25/8), o tema será “Transversalidade e demandas setoriais”. Os convidados são Marlise Machado, bailarina, pesquisadora, professora de dança e delegada do Colegiado Setorial de Dança RS; Mário Mazzilli, sociólogo, gestor de organizações do terceiro setor e diretor do Instituto CPFL de Campinas (SP); e Rafa Rafuagi, MC e fundador da Associação Cultura Hip Hop de Esteio.

Na pauta do encontro, as demandas que os editais municipais devem ter para contemplar os setores, elencando objetos de editais; e a busca por formatos transversais com máxima participação de todos os segmentos, para escuta e pactuação ampla, atendendo a todos.

Oitavo encontro

O último encontro do primeiro ciclo ocorrerá na quinta-feira (27/8), abordando o tema “Políticas inclusivas e afirmativas”. Participam os seguintes convidados: Mãe Carmen de Oxalá, psicóloga, mestranda em Políticas Culturais de base comunitária na Universidade Flacso Argentina e representante do Pontão de Cultura Assobecaty, de Guaíba; Fernanda Kaingáng, advogada, doutoranda em Arqueologia na Universidade de Leiden (Holanda) e fundadora do Instituto Kaingáng; e Marcos Rocha, psicólogo ligado à Comissão Cearense Cultura Viva.

No encontro, a discussão será sobre cotas, pontuação extra, divulgação, formas de acesso e aproveitamento de recursos para fortalecer ou construir políticas afirmativas, facilitando mais participação e acesso.

Os encontros têm a mediação do jornalista Newton Silva.

5ª Conferência Estadual de Cultura

A Conferência Estadual de Cultura é realizada por meio de três ciclos de trabalho on-line, respeitando as diretrizes de distanciamento social relativas à Covid-19, com foco na implementação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc no Rio Grande do Sul.

O governo do Estado encontrou nos fóruns on-line a alternativa para ampliar a discussão da implementação da lei no Rio Grande do Sul, articulando as instâncias do Sistema Estadual de Cultura e possibilitando a participação de toda a sociedade gaúcha neste processo.


Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE