Audiência Pública divulgou dados expressivos para a comunidade
Na última quinta-feira (06), durante Audiência Pública realizada na Câmara de vereadores de Parobé, o Prefeito Municipal Irton Feller, a Vice-Prefeita e Secretária de Saúde Marizete Pinheiro, o Diretor Administrativo do Hospital São Francisco de Assis João Schmidt, o Diretor Técnico Dr. Tadeu Stringari e a coordenadora de Atenção Básica Janice Guasselli estiveram esclarecendo para a população, os Vereadores e demais autoridades presentes, os índices de mortalidade infantil do município.
De acordo com informações de Janice Guasselli em maio de 2019, o número de gestantes do município é de 406, sendo estas atendidas na Unidade de Saúde da Mulher e da Criança e em fase de implantação nas Unidades básicas de saúde do município. O Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) é definido a partir de cada mil nascimentos pelo número de óbitos de crianças ocorridos antes de completar um ano de idade, durante o período de um ano.
Segundo a Vice-Prefeita e Secretária de Saúde Marizete Pinheiro, de acordo com os dados oficiais do Estado, o município atualmente possui o menor índice de mortalidade infantil, comparando com os outros anos. “Nós podemos constatar nos gráficos desde 2010 comparando com agora, que o menor índice de mortalidade infantil é o ano de 2018, com 6,16. Em 2017 também atingimos 8,11, um melhor índice comparado com 2010. Inclusive de 2013 a 2016, houve um índice elevado de mortalidade infantil, no ano de 2013 chegou a 14,47, já no ano de 2015 chegou em 14,14 e em 2016 foi de 11,81”, explica Marizete. O Município qualificou o Pré-Natal neste ano, por meio do aumento de horas médicas no atendimento as gestantes e uma enfermeira com experiência no Pré-Natal.
Outra questão importante esclarecida é a respeito da Saúde da Mulher. A Secretaria recomenda que as mães se dirijam até a Unidade de Saúde da Mulher e da Criança, durante a parte da Manhã, para marcar consultas das crianças com o pediatra Kássio Tomazelli, pois os horários da tarde há muita procura. O município conta com nove equipes de estratégia de saúde da família, sendo uma equipe na UBS Nova Parobé, uma equipe na UBS Central, uma equipe na UBS Santa Cristina do Pinhal, uma equipe na UBS Cohab, duas equipes na UBS Laranjeiras e duas equipes na UBS Jardim.
No Morro da Pedra, o município não possui equipe, porque o Ministério da Saúde exige pelo menos dois mil habitantes no bairro, que atualmente tem 450 moradores, mas a Secretaria mantém uma equipe com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem devido a ser interior. A área que não tem cobertura de ESF é acolhida pela UBS mais próxima da residência do usuário. Além, disso foram contratados médicos que dão suporte para estas áreas sem ESF.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br