Preocupação com o meio ambiente é uma constante na indústria relojoeira
Uso de materiais alternativos em sua composição e, principalmente, cuidados com relação às baterias estão entre os principais alvos das fabricantes de relógios. Ao serem descartadas incorretamente as baterias são um dos mais sérios causadores de danos ao meio ambiente. Por conta disso, a indústria diversifica os tipos de funcionamento ou apostam na durabilidade cada vez maior.
Uma das tecnologias, que não é recente, mas diante da preocupação com o meio ambiente retomou sua importância no mercado são os relógios que dispensam a bateria. O tema integra a programação dos cursos de qualificação promovidos pela Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul). O instrutor do módulo relógios no Ajorsul Educar, João Batista Silveira, define em três tipos: o manual, o misto e o automático.
O manual funciona por meio de corda, gerando a energia motriz. A corda deve ser dada periodicamente (normalmente todos os dias) para que o mecanismo permaneça funcionando.
O misto (ou kinetic) é equipado com sistema gerador automático, ou seja, ele gera a energia elétrica para alimentar o mecanismo. Esse tipo, se não usado por mais de três horas param para economizar energia. Assim que utilizados, ajustam a hora automaticamente.
Já o automático, é o sistema no qual a corda é dada automaticamente através do movimento do pulso e de um sistema chamado de massa oscilante ou rotor. Essa massa oscilante, pelo efeito da gravidade, tende a se manter parada ou praticamente parada enquanto relógio está em movimento. Esse movimento é transferido para a corda por meio de um grupo de engrenagens.
Cerca de 1% do lixo produzido nas cidades é composto por resíduos sólidos que contém elementos tóxicos, entre eles estão pilhas e baterias, que são descartadas no lixo sem levar em conta a sua composição de materiais pesados e substâncias tóxicas que são prejudiciais à saúde. Por conta disso, a orientação é que todos acessórios que usem baterias, sejam descartados corretamente nos locais específicos para reciclagem.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br