Evento debate desafios do atendimento ao paciente em emergências

2ª Jornada de Trauma e Emergência do HPS de Porto Alegre começou nesta quinta-feira e segue até sábado (05/10)

Procedimentos que salvam vidas e um quadro preocupante de superlotação nas emergências foram alguns aspectos lembrados no primeiro dia de atividades da 2o Jornada de Trauma e Emergência HPS de Porto Alegre. O evento é multidisciplinar e voltados a médicos e profissionais de diversas áreas da saúde que atuam em emergências. As palestras acontecem entre os dias 3 a 5 de outubro de 2019, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre (RS).

A primeira atração foi a discussão de caso de um paciente com Politrauma Séptico. O objetivo foi discutir os procedimentos adotados, estratégias para o atendimento e ferramentas necessárias. A mesa foi coordenada por Tamy Cristina de Mari e contou com participação dos convidados Ana Paula Freitas, Vivian de Aquino, Mário de Barros Faria, Ariane Coester e Vítor Monteiro Moraes. Durante a apresentação do caso, foi reforçada a importância da abordagem com familiares para busca de informações do histórico do paciente, uma vez que no caso analisado, o paciente havia sofrido um acidente de moto, porém vinha já de um quadro de infecção recente.

Sepse na sala de emergência foi o tema da segunda palestra do dia com um alerta importante. A taxa de mortalidade hospitalar por sepse no Brasill é de aproximadamente 50%. O especialista em medicina de emergência, Thiago Lisboa, falou sobre Sepse na sala de emergência. O quadro é definido a partir da pesença de disfunção orgânica ameaçadora à vida causada por uma resposta desregulada do organismo a infecção. Entre os fatores que podem ser considerados estão o desconhecimento do público leigo, o acesso inadequado e a limitação de recursos, entre outros. Além disso, há uma baixa percepção do asssunto segundo o especialista.

Atendimento ao paciente traumatizado grave

O atendimento ao paciente tramatizado grave foi debatido sob diversos aspectos. Lucas Rossi, descreveu procedimentos cirúrgicos na sala de emergência e procedimentos padrões que diminuem o risco de complicações. A organização da equipe de enfermagem para atendimento foi o tema de Gabriela Leite Kochenborger. Alguns dos entraves lembrados pela palestrante foi a superlotação e outras questões estruturais necessárias para qualificação do atendimento.

– Há um espírito de trabalho muito bom. Somos uma família e isso é um grande diferencial diante de tantas dificuldades – comentou a enfermeira da sala vermelha do HPS.

Leonardo Borges abordou situalções adversas no atendimento inicial e lembrou a importância de corrigir erros processuais. Neste âmbito estão incluídas habilidades comportamentais que precisam ser aprimoradas. Em sua abordagem, ele lembrou a importância de seguir check lists, fazendo um comparativo com modelos usados de forma bem sucedida na aviação.

Ao final do bloco, Eliete Rosane Martins Pereira falou sobre o traumatizado grave anticoagulado.

Após, foi feita discussão de Casos Multidisciplinares com a participação de Ubirajara Vinholes, Jair Garcia, Robledo Condessa, Aline Badch Rosa, Niura Dri, Mauro Siebert e Márcio Neres.

Jornada HPS

A programação da sexta-feira (04/10) inicia às 9h com o debate sobre o paciente com queimaduras. Durante o dia serão trazidas aulas sobre os aspectos multidisciplinares da internação de um politraumatizado, atendimento pediátrico em emergência, casos clínicos e desafios na captação de órgãos na emergência. A 2ª Jornada de Trauma e Emergência do HPS de Porto Alegre, que ocorre de 03 a 05 de outubro de 2019, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre.

A realização é da Diretoria Científica do HPS. O apoio é da Fundação Pró HPS, da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo RS (CBC), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial – Capítulo XI – RS, Sociedade Brsileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do SUl (SOTIRGS). A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site jornadahps.com.br.


Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE