Em 2020, a Feira do Produtor de Riozinho receberá placas fotovoltaicas. Além de reduzir o impacto ambiental de geração da energia utilizada pelos agricultores na feira e na câmara fria, a prefeitura pretende criar uma estrutura que sirva de unidade demonstrativa para a população local, de maneira a incentivar o uso de energias alternativas e aumentar a viabilidade econômica da atividade dos feirantes. A expectativa da Administração é de que, com a energia solar, a conta de energia da feira seja zerada após sua instalação, com previsão de retorno do investimento em até cinco anos.
O sistema será instalado no prédio ao lado da feira e poderá manter ligados os refrigeradores e freezeres da feira e os que são utilizados pelos agricultores para a manutenção dos itens fornecidos para a merenda escolar. “Essa medida irá beneficiar 546 crianças, que terão a qualidade de seus alimentos preservada mesmo durante quedas de luz de média e longa duração, como no início de 2018”, destaca o prefeito Valério José Esquinatti.
O vice-prefeito Diogo Pretto ressalta outra ação importante do projeto. “Queremos incentivar a adoção de tecnologias mais limpas e sustentáveis. O investimento de R$ 70 mil que estaremos fazendo via recursos da Consulta Popular será pago automaticamente pelo dinheiro economizado com o corte de custos na conta de luz”, sublinha.
O município vem apoiando os agricultores, que desde 2009 fornecem alimentos de qualidade para a merenda escolar. “Temos programas de apoio e estímulo à permanência do pequeno agricultor no campo, como o programa troca troca de sementes, por exemplo, entre outras iniciativas de estímulo à produção”, lembra o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sérgio Koch.
HORÁRIO: A Feira do Produtor acontece toda sexta-feira junto ao Centro Administrativo de Riozinho, no Centro da cidade, das 13h30 às 18h.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br