Aulas também estão suspensas até 30 de abril
A Prefeitura de Riozinho publicou novo decreto nesta quinta-feira (02.04) para se adequar às determinações do Estado, impostas ontem pelo governador Eduardo Leite, estabelecendo o fechamento do comércio até o dia 15 de abril. As aulas nas redes municipal e estadual também estão suspensas até 30 de abril.
Anteriormente, a intenção era reabrir gradualmente os estabelecimentos no dia 06 de abril, mas o avanço do coronavírus no Rio Grande do Sul levou o governador a manter o comércio e escolas fechados por mais tempo.
O Decreto Municipal n° 05/2020 renova o estado de calamidade pública na cidade e dispõe novas medidas temporárias para prevenção ao contágio pelo novo coronavírus em conformidade com o decreto estadual. Serviços essenciais, que garantem alimentação, telecomunicações, saneamento básico e cuidados médicos, além da atuação de outros profissionais que são considerados imprescindíveis, estão mantidos.
O prefeito Valério José Esquinatti, e o vice-prefeito, Diogo Pretto explicam que a intenção era abrir o comércio gradualmente, mas a nova decisão do governo do Estado obriga a Administração a se adequar. “Estávamos nos preparando para uma retomada lenta, tomando todos os cuidados e com o aval de nossos comerciantes, mas essa decisão do governador determina que reavaliemos nossa posição”, explicou Valério.
Ele disse que a Administração está preocupada com a diminuição da atividade econômica no município e em todo o País, o que trará reflexos para o orçamento municipal. “A vida na cidade é feita pelas pessoas, pelo comércio, indústria e agricultura. A restrição de circulação de pessoas irá impactar diretamente na vida de todos e, consequentemente, teremos que nos adaptar a esses novos tempos, apertando o cinto a fim de garantirmos o funcionamento de serviços básicos para a comunidade”, explicou.
Diogo Pretto destacou que o município não pode agir isoladamente. “Cumprimos determinações impostas pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado. Não podemos tomar decisões isoladas; não somos uma ilha. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance, mas o fato é que estamos diante do maior desafio já imposto à Humanidade. Sairemos mais fortes e melhores dessa guerra se todos colaborarem e derem sua cota de sacrifício”, definiu.
Confira a íntegra do decreto municipal aqui.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br