A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) lançou nesta quarta-feira, 3, um questionário endereçado à comunidade acadêmica. O objetivo é contribuir com o planejamento de ações e estratégias para a eventual retomada das atividades de ensino, ainda sem previsão. O formulário estará disponível no Sistema de Consultas até o dia 13 de junho, no endereço consultas.furg.br.
O diagnóstico das condições dos estudantes servirá para traçar um panorama de tudo o que deve ser levado em consideração para o planejamento das atividades acadêmicas neste período emergencial, atividades remotas e na retomada dos projetos de pesquisa, evitando a propagação do coronavírus (Sars-CoV-2) no ambiente educacional. As respostas ao questionário vão influenciar diretamente nas tomadas de decisão da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), através da Comissão Acadêmica – grupo formado por coordenadores e coordenadoras de cursos de todas as unidades acadêmicas da FURG. “A escuta atenta das coordenações de curso é fundamental para que possamos compreender as múltiplas especificidades das áreas do conhecimento, disciplinas, formas de aprendizagem e estruturas curriculares”, reforça o professor Dias.
A partir das contribuições da comunidade universitária, a Comissão irá redigir um conjunto de diretrizes acadêmicas gerais para as atividades educacionais emergenciais. A previsão é que até o final de junho o plano seja encaminhado para aprovação pelos Conselhos Superiores da universidade.
Paralelamente, “a Comissão Acadêmica está preparando um conjunto de capacitações aos docentes da universidade. Serão cursos, oficinas, palestras e workshops, possibilitando dar formação , especialmente em metodologias ativas e uso das tecnologias de informação e comunicação” conforme explica Dias.
Ações de infraestrutura da universidade já estão sendo planejadas, como a disponibilização de mais laboratórios de informática e a possibilidade de dar acessibilidade remota aos estudantes.
Conforme o plano de contingência, as aulas presenciais ainda estão suspensas, mas em conjunto com este planejamento está em estudo a retomada por meio remoto para aquelas atividades compatíveis, de acordo com as características de cada área, considerando as condições de alunos e professores.
“As novas atividades terão de ser inclusivas, isto é prioridade. Temos alunos, docentes e técnicos que são do grupo de risco, e a segurança da saúde vem em primeiro lugar”, acrescenta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br