Apesar da chuva do último final de semana (dias 11 e 12), o Rio dos Sinos começou a baixar em Campo Bom, chegando a 6,96 metros na manhã dessa segunda-feira (dia 13). O nível da água desceu 34 centímetros na comparação com sexta-feira, e não está mais na altura da estrada, mas algumas casas que se encontram em nível abaixo da rua permanecem alagadas. Nenhuma pessoa ficou desabrigada e apenas quatro famílias saíram de casa e se alojaram na residência de parentes, onde permanecem. “Até a água da chuva do final de semana chegar até aqui, a água que tinha já abaixou. Mas agora, como é época de inverno, dificilmente o rio vai voltar para o nível normal. Mais uma semana, se não chover, a situação fica sob controle e o rio deve chegar a 4,50 metros”, explica o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Paulo Silveira.
Os bairros mais atingidos pela água foram Barrinha, Vila Rica, Porto Blos e Mônaco. “Cerca de um terço da cidade, na parte Sul, está inundada. Essa região que é inundável vai desde o limite com Novo Hamburgo até a divisa com Sapiranga. No Norte do rio, as cheias afetam as olarias e a população que vive na estrada do Mônaco”, esclarece o secretário municipal do Meio Ambiente, Jeferson Timm. O secretário de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, Uilian Thiesen, afirma que ainda no sábado (12), a secretaria estava à disposição para auxiliar os moradores das regiões afetadas. “Disponibilizamos um caminhão no sábado, o dia inteiro, para transportar as pessoas dentro dos bairros para fora e também quando precisassem retornar”, relata ele.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider, lembra que os ginásios das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Octacílio Ermindo Fauth e 25 de Julho continuam disponíveis caso a situação das cheias volte a atingir o município. “Os dois ginásios foram arrumados, limpos e organizados caso as famílias sejam retiradas da enchente e abrigadas nesses espaços”, diz a secretária.
Ação solidária
A Defesa Civil de Campo Bom, em parceria com a Prefeitura, realizou no final da tarde do último domingo (12) a entrega de sopão para as famílias atingidas pelas cheias. Cerca de 500 kits de sopa foram entregues na Barrinha e Vila Rica, bairros com a situação mais crítica. Alimentos como carne bovina e de frango, bem como legumes, foram doados pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação e de Educação e Cultura. “Foi uma ação conjunta. Alguns alimentos nós adquirimos e outros já tínhamos na assistência, que recebemos por meio de doação”, conta o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Tiago de Vargas.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br