O leite materno é o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os 6 meses de vida, inclusive água. A partir dos 6 meses, deve ser introduzida a alimentação complementar saudável e o bebê deve continuar mamando até os 2 anos ou mais.
Em caso de dúvidas, busque sempre orientação de um profissional de saúde. Saiba mais em saude.gov.br/amamentacao.
O que pode prejudicar a amamentação?
- Fumar, consumir bebidas alcoólicas e usar remédios por conta própria.
- Dar outros leites para “complementar” o leite materno. Dessa forma, a mãe acaba produzindo menos leite e a criança fica mais exposta a doenças.
- Oferecer qualquer líquido pela mamadeira. A criança pode se confundir, pois as maneiras de sugar o peito e a mamadeira são diferentes.
- Oferecer chupeta. Crianças que usam chupeta mamam por menos tempo.
Vai ajudar na amamentação:
- Respeitar o ritmo do bebê. Cada bebê mama no seu próprio tempo.
- Deixar a criança mamar até que ela se satisfaça por completo. É importante que ela esvazie um peito antes de passar para o outro, caso ela deseje continuar mamando.
- Amamentar sempre que a criança solicitar o peito, sem definir horários.
- Ajustar a pega e a posição do bebê na amamentação, colocando-o bem de frente para a aréola (parte escura do seio) e ajudando-o a pegar a mama quando estiver com a boca bem aberta. Dessa forma, o queixo da criança encosta na mama, o nariz fica livre, os lábios ficam virados para fora e aparece mais aréola na parte de cima da boca do que na parte de baixo.
- Se a mama estiver cheia e dura, retirar um pouco do leite até a aréola ficar mais macia, isso ajudará na pega do bebê no peito.
- Tomar alguns cuidados para não machucar o peito na hora de colocar o bebê para mamar e de retirá-lo da mama corretamente para evitar lesões. Amamentar não deve doer.
- Ao primeiro sinal de dor, deve-se buscar a ajuda de um profissional de saúde.
#PraCegoVer
Card na cor marrom. À esquerda e acima, ícone representando uma mulher amamentando e, ao lado, o título “Amamentar melhor: quem pode ajudar neste momento?””. Abaixo e centralizado, o texto de apoio: “É muito importante que a mãe tenha uma rede de apoio de amigos e familiares, mesmo que virtualmente. Assim, ela poderá ser acolhida com a ajuda dessas pessoas que estarão presentes para dar suporte neste momento”. Abaixo, o texto ”Apoie a amamentação. Proteger o futuro é papel de todos””.
Abaixo, as assinaturas do Disque Saúde 136, Sociedade Brasileira de Pediatria, WABA, SUS, Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil.
Ministério da Saúde