Secretário Jair Fleck faz prestação de contas da Secretaria de Agricultura ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

  • 10 de dezembro de 2020
  • Sol FM

Com base no crescimento econômico municipal, a Agricultura foi considerada um dos setores de maior crescimento de 2019, com índice de 29,35%.

Na manhã de terça (08), foi realizado no Espaço Cultural de Rolante o último encontro da atual gestão da Secretaria Municipal de Agricultura com a Emater, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – STAF e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Na oportunidade, o Secretário da Agricultura e Presidente do Conselho, Jair Gilberto Fleck, fez uma síntese das conquistas alcançadas nos oito anos em que esteve a frente da pasta, fruto da parceria com as duas entidades e o apoio do Conselho nas decisões.

Em termos de equipamentos, foram mais de R$ 4 milhões em maquinários conquistados através de emendas parlamentares, recursos Federais ou próprios, tais como Grade aradora, colheitadeira de cereais, roçadeira, ensiladeira, caminhão Transfish, escavadeira hidráulica, o que permitiu a melhoria em centenas propriedades do interior além do grande trabalho de desassoreamento de rios, como o rio Areia.

O secretário Jair citou ainda outras grandes conquistas como o credenciamento do SUSAF, a inauguração do 1º Frigorífico de Peixes do Estado credenciado pelo SUSAF, o fortalecimento dos empreendimentos, a manutenção da Inspetoria Veterinária em Rolante e ainda a fundamental apreciação do Plano Municipal de Apoio à Agroindústria Familiar, que está pronto para ser colocado em prática a partir de 2021.

No caso do Projeto Porteira para Dentro, instituído em 2013, foram prestadas até o momento 10.584 horas de serviços gratuitos para os pequenos agricultores, mediante a apresentação das notas.

Diante de tantas conquistas, e analisando o crescimento econômico de Rolante até 2019 (dados oficiais), a Secretaria de Agricultura concluiu que o setor primário foi o que alcançou o maior índice de crescimento, chegando a 29,35% .”Nada se faz sozinho. Nosso trabalho foi sempre uma união de quatro mãos: Secretaria, Emater, STAF e o Conselho. Por isso tivemos tantos avanços no setor primário”, explicou Jair.

Para os próximos anos, o Secretário fez um pedido: “Agradeço imensamente o apoio de todos até aqui e a partir de janeiro o papel do Conselho será ainda mais importante no sentido de acompanhar o desenvolvimento do setor primário e suas necessidades junto ao Poder Público”, concluiu.

Para 2021 já estão em andamento os seguintes projetos:

– Liberação do selo pelo SISBI, selo que permitirá a venda dos produtos das agroindústrias de Rolante para todo o País;

– Projeto solicitando ao MAPA, liberação de recursos para a construção de novos galpões para a Agroindústria Familiar e exposição de animais, no Parque do Rolantchê;

– Liberação no Ministério da Agricultura, para aquisição de uma Patrulha Agrícola Mecanizada.


 

0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM