Política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor (PIM) é um programa do Governo Federal que visa a promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. No mês de novembro, o PIM completou 15 anos de atividades em Taquara.
Atendendo as famílias de baixa renda, com a proposta de acompanhar o desenvolvimento infantil, fortalecer os vínculos familiares e promover ações voltadas para as crianças de 0 a 6 anos, gestantes e pessoas com deficiência, o PIM uniu-se ao Programa Criança Feliz (PCF), em 2018.
Atendendo principalmente as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, o Primeira Infância Melhor já acompanhou desde então 1.952 famílias, 319 gestantes, totalizando 2.424 crianças atendidas.
De acordo com Débora Coelho, coordenadora do PIM em Taquara, os atendimentos são realizados principalmente em bairros com maiores índices de vulnerabilidade social, como o Morro da Cruz, Empresa, Santa Maria, Eldorado, Ideal e Mundo Novo, além do Cruzeiro do Sul e algumas localidades do interior.
“Neste ano, devido a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), os atendimentos passaram a ser realizados de forma remota, e as visitas presenciais se mantiveram para as situações específicas, com todos os cuidados e segurança necessários, garantindo o suporte às famílias atendidas”, explicou Débora.
Na tarde de quarta-feira (09), a equipe formada por uma supervisora e monitora, cinco visitadoras e uma digitadora, todas integradas ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, se reuniram para uma solenidade simbólica em comemoração aos 15 anos do PIM em Taquara.
Como forma de comemoração, também está sendo distribuído para as crianças atendidas pelo município um kit composto por folheto informativo sobre medidas de prevenção ao coronavírus, álcool gel e uma máscara de tecido com desenho para colorir, acompanhada de canetinhas hidrocor.
Também participaram do evento comemorativo aos 15 anos do PIM em Taquara a coordenadora do CRAS, psicóloga Caroline Britto, a conselheira tutelar Silvia Prass, a diretora de Saúde, Silvana Vargas, além de representantes das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br