Prefeitura de Riozinho informa o que você precisa saber sobre a Febre Amarela

O QUE É: 
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda transmitida por mosquitos e causada por um vírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae. O vírus é mantido na natureza por transmissão entre macacos (bugio) e mosquitos.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO:
Os mosquitos infectados picam o bugio, que migra de região e faz a transmissão quando o mosquito da outra região pica o bugio e suga o sangue com o vírus. Seres humanos podem ser infectados esporadicamente quando adentram a mata para trabalho ou turismo e são picados pelo mosquito.

SINTOMAS:
A febre amarela pode variar desde infecções assintomáticas até a quadros graves e fatais. Os sintomas iniciais são e febre alta, geralmente contínua, dor de cabeça intensa e duradoura, inapetência, náuseas e dores musculares.

VACINAÇÃO:
O esquema vacinal consiste em uma dose única a partir dos 9 meses de idade. Vacinados antes dos 5 anos de idade devem fazer novamente a vacina, assim como pessoas acima dos 59 anos ou que não tem certeza de terem tomado a vacina.

Em Riozinho, procure o Centro Odontológico (momentaneamente durante a pandemia do Coronavirus) para vacinar-se contra a febre amarela nas quintas feiras, das 8:00 as 11:00 e das 13:00 as 15:00.

BUGIOS:
O Bugio é uma vítima da febre amarela. Não o abata para alimentação ou por risco de infecção. Se na sua região existem bugios, observe as seguintes situações e comunique a vigilância ambiental:
– Animais mortos ou doentes.
– Se você ouvia animais roncando com frequência, e de repente não ouve mais.
– Caso apareçam bugios perto da sua residência.

TELEFONE DA VIGILÂNCIA AMBIENTAL: (51) 99608-2739


Prefeitura Municipal de Riozinho

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE