Os prefeitos e procuradores jurídicos cujos municípios integram a Região 06 (Taquara, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Três Coroas e Cambará do Sul), estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 26, na Prefeitura de Parobé, e elaboraram um documento de cogestão, da bandeira preta para a vermelha, que abre a possibilidade do retorno das aulas presenciais de forma híbrida para a educação infantil e o primeiro e segundo ano do ensino fundamental, além do retorno de cursos profissionalizantes, de idiomas, ente outros cursos privados.
Segundo o prefeito de Parobé e presidente da Ampara, Diego Picucha, é de total interesse dos prefeitos da região que sejam retomadas as aulas presenciais, sendo que cada município já está preparado há bastante tempo com seus planos de contingência que contemplam todas as medidas necessárias para a retomada das atividades, seguindo todos os protocolos relativos ao cuidado à saúde dos estudantes e dos profissionais de educação.
Os prefeitos e gestores municipais de educação e de saúde, fizeram a parte que lhes cabe. Depende agora somente da decisão judicial que será emitida ainda hoje, até as 18h, para que as aulas possam ser retomadas. Outra alternativa seria o governador do Estado alterar os protocolos das bandeiras para níveis mais baixos, o que permitiria esse retorno.
“Se a decisão dependesse exclusivamente de nós, prefeitos, as aulas já teriam sido retomadas. A Secretaria de Educação de Rolante, em conjunto com a direção das escolas, já está organizada para que possamos retornar às atividades ainda nesta semana, caso tenhamos a liberação da justiça. Entendemos que as crianças estariam muito melhor nas escolas, com todos os protocolos sanitários, do que estão agora. Muitas, infelizmente, acabam tendo que ficar aglomeradas com várias crianças em espaços reduzidos porque os pais precisam trabalhar e não têm outro local para deixá-las. Precisamos ressaltar, também, que a aprendizagem fica muito comprometida para os pequenos que precisam muito da presença do professor no processo de alfabetização”, salienta Rippel.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br