Em Brasília, Secretaria de Inovação avança na pauta de semicondutores e do Centro de Inteligência do Agro

Em agendas com representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Planejamento e Orçamento (MPO), a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, apresentou, nesta quinta-feira (20/7), algumas das pautas prioritárias da pasta em busca de apoio do governo federal. O setor de semicondutores e a inovação na cadeia do agronegócio foram alguns dos assuntos discutidos nas reuniões, que ocorreram em Brasília.

No MCTI, Simone apresentou o planejamento estratégico da Sict para o secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do ministério, Henrique de Oliveira Miguel. “Os temas trabalhados pelo governo do Rio Grande do Sul convergem com nossa pauta no âmbito federal, o que nos permitirá trabalhar em parceria”, destacou Miguel.

Foram abordadas áreas como saúde e educação, que podem se beneficiar de processos inovadores. Mas a reunião teve como foco os materiais avançados para diferentes setores, especialmente a cadeia de semicondutores e a produção de chips.

“Temos um ambiente favorável, promovido pela alta produção de conhecimento e pelas empresas que já atuam no nosso Estado”, explicou Simone. “Estamos construindo outras estratégias, como incentivos fiscais, para que tenhamos condições ainda melhores de desenvolver o setor.”

O tema também foi discutido com a secretária do Planejamento do MPO, Leany Lemos.

Centro de Inteligência do Agro

No encontro com Leany, Simone apresentou o plano de implementação do Centro de Inteligência do Agro. Liderada pela Sict, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a iniciativa pretende alavancar a cadeia do agronegócio.

“Estamos em fase de cocriação, em parceria com setor privado, academia, sociedade civil e governo. Nosso objetivo é lançar a estratégia na Expointer deste ano”, afirmou Simone.

“O conjunto de ações do centro terá muito a contribuir ao setor, que é tão tradicional no Rio Grande do Sul”, ressaltou Leany.


 

GOV RS | Texto: Luciana Salimen/Ascom Sict | Edição: Felipe Borges/Secom | Fotos: Luciana Salimen/Ascom Sict
0Shares

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM