Governo aprova demandas de municípios para duplicação do primeiro trecho da RSC-287

  • 25 de outubro de 2023
  • Sol FM

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), aprovou o projeto de duplicação da rodovia RSC-287 apresentado pela concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr. Na prática, foram atendidas todas as demandas do município de Tabaí.

“As soluções foram aprovadas pela equipe técnica da secretaria, com o atendimento das demandas enviadas pela prefeitura. Agora, entramos em uma nova etapa, com a finalização do projeto executivo pela concessionária, que deverá, depois, iniciar as obras de duplicação”, explica o titular da Separ, Pedro Capeluppi.

O primeiro trecho da duplicação tem extensão de 8,73km e está localizado no município de Tabaí, entre os quilômetros 28 e 36 da rodovia. De acordo com o contrato de concessão, a duplicação do trecho deve ser concluída até agosto de 2024.

Duplicação e investimentos

O contrato de concessão da rodovia RSC-287, principal ligação entre a Região Metropolitana e o centro do Estado, prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos privados nos próximos 30 anos e inclui a duplicação dos 204,5 quilômetros nos dois sentidos de fluxo. A estrada já disponibiliza serviço de atendimento 24 horas, monitoramento por câmeras, reforço de sinalização e obras em diversos trechos.

A tabela abaixo as soluções dadas a cada um dos pedidos da prefeitura de Tabaí.

Solicitação

Localização (km)

Solução técnica viável

Passarela no km 28+700

028+700

Passarela será construída no km 28+600

Passagem inferior urbana com passeio lateral

029+300

A demanda será atendida por um conjunto de retornos em nível (km 28+100 e 30+100), além de uma rótula alongada (km 32+800) e duas passarelas (km 28+600 e km 29+900)

Passarela escola

029+900

Instalação de lombada eletrônica no local

Rótula alongada

030+900

Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (km 28+100 e km 30+100) e uma rótula alongada no km 32+800

Retorno em nível

030+600

Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (km 28+100 e km 30+100) e uma rótula alongada (km 32+800)

Rótula alongada

031+700

Construção será realizada no km 32+800

Mover Passarela do km 28+630 para km 28+700

028+700

Demanda atendida por duas passarelas (km 28+600 e km 29+900)

Mover rótula do km 028+710 para km 030+200

030+200

Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (km 28+100 e km 30+100) e uma rótula alongada (km 32+800)

Mover retorno em nível do km 031+680 para km 032+800

032+800

Atendido, com rótula posicionada no local solicitado (km 32+800)

Passarela

029+600

Demanda atendida por duas passarelas (km 28+600 E km 29+900)

Passarela

030+100

Demanda atendida por duas passarelas (km 28+600 E km 29+900)

Via marginal

Trecho urbano

Marginais previstas entre km 28+300 e 28+900 e km 29+900

Lombada eletrônica

30+000

Já implantada e em funcionamento no km 29+840

Passarela

29+000

Demanda atendida por duas passarelas (km 28+600 E km 29+900)


GOV RS | Raquel Schneider / Ascom Separ | Edição: Secom | Foto: RSM/Divulgação
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