Apostar na formação de funcionários é a melhor saída para driblar a escassez de talentos especializados no mercado de trabalho
Desenvolver equipes capazes de superar as expectativas é um desafio complexo no ambiente corporativo, especialmente quando se busca atingir metas ambiciosas. Essa dificuldade surge pela escassez de talentos no mercado, tendo em vista que a falta de profissionais que tenham as habilidades desejadas é uma reclamação constante entre os recrutadores e headhunters.
Uma pesquisa da ManpowerGroup ilustra bem essa dificuldade. O relatório mostra que 80% dos empregadores brasileiros enfrentaram dificuldades para recrutar os profissionais que precisavam em 2023, com lacunas principalmente em habilidades humanas como resiliência, capacidade de adaptação e solução de problemas.
Como solução para a questão, a maioria das empresas (82% das entrevistadas) opta pelo desenvolvimento das habilidades desejadas entre os profissionais que já compõem o quadro de funcionários.
Para Rica Mello, gestor, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação, aprimorar as equipes já contratadas é a chave para alcançar um desempenho excepcional. “O desenvolvimento interno oferece uma vantagem significativa, pois os colaboradores já conhecem a cultura organizacional e os processos internos, o que acelera a formação de equipes de alta performance”, destaca o especialista.
Dentro desse contexto, Mello apresenta diretrizes fundamentais para a formação de times excepcionais.
Comunicação eficaz
A boa comunicação é fundamental dentro de equipes bem-sucedidas. Rica Mello ressalta a importância de criar um ambiente em que os profissionais se sintam à vontade para sugerir soluções e até mesmo cometer erros. “A liberdade de expressar ideias é crucial para desenvolver conceitos inovadores e motivar a equipe”, afirma o especialista.
Gestão de conflitos
Conflitos são inevitáveis, especialmente em equipes altamente comprometidas. Rica Mello enfatiza a dissolução imediata de problemas entre os membros da equipe para evitar a criação de um ambiente tóxico. “Para resolver pequenos conflitos, vale promover uma boa conversa e lembrar dos objetivos, a fim de promover acordos que sejam positivos para todos”, destaca.
Reconhecimento do desempenho
Celebrar as conquistas da equipe é crucial para o desenvolvimento de uma cultura de alta performance. Mello sugere estratégias como pequenas premiações e o reconhecimento mensal de um colaborador exemplar. “Essas ações não apenas motivam a equipe, mas também inspiram comportamentos alinhados com os valores da empresa”, afirma o empresário.
Rica Mello reforça, ainda, a importância de investir no capital humano existente, transformando-o em um diferencial competitivo para o alcance de metas agressivas. “Utilizando essas abordagens, os gestores podem otimizar o desempenho de suas equipes e fazer a diferença nos resultados da empresa”, finaliza.
Sobre Rica Mello
Rica Mello é apaixonado por gestão, números, estratégia e pessoas. Dedicou uma década auxiliando grandes empresas como consultor estratégico da McKinsey e Bain & Company antes de criar seus próprios negócios. É empreendedor serial e está à frente de negócios em diversos segmentos como indústria, distribuição, importação, varejo, e-commerce e educação. Auxilia empresários a navegar no desafiante mercado brasileiro e é uma das lideranças da indústria que se preocupam com iniciativas de coleta e reciclagem de materiais. Possui MBA pela Kellogg School e especialização pela Singularity University. Ele aprendeu a gerenciar empresas de qualquer lugar do mundo, para alimentar sua outra grande paixão, que é viajar. Conhece 136 países e almeja visitar todos os países do mundo até 2025.
Para mais informações, acesse https://ricamello.com.br/ ou no Instagram @ricamelloficial
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