HackaTchê 2024 define as três equipes finalistas que se apresentarão no South Summit Brazil na quinta (21)

Após decisão da equipe de jurados, composta por lideranças empresariais, CEOs de startups e pela secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, o HackaTchê 2024 definiu as três equipes finalistas que competem em um pitch final no South Summit Brazil, na quinta-feira (21/3), no Cais do Porto, em Porto Alegre.

A escolha foi feita durante um encontro realizado no Auditório Living 360 da PUCRS e transmitido de forma simultânea pelo canal do YouTube TV Seduc RS. As equipes finalistas são: a PatruLink Business, da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense, a Equipe Alpha, da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina, e a equipe Franciscos, da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis.

“Eu quero agradecer a todos os estudantes que trouxeram grandes projetos para o HackaTchê e ressaltar que a cada ano que passa fica mais difícil o processo de escolha, pois os trabalhos estão mais competitivos”, disse Stefanie. Ela explicou que a competição segue em ampliação e que este ano contou com duas categorias, a Business e a Robotics.

“Todos que passam por esta pré-banca são extremamente qualificados. Foi uma decisão difícil e eu quero parabenizar todos os participantes, os seis classificados e os três finalistas que se se apresentarão no South Summit Brazil”, acrescentou Stefanie.

Equipes finalistas

O aluno Arthur Veríssimo, do 3º ano do Ensino Médio da Escola São Francisco de Assis, do município de Pareci Novo, relata a emoção do momento: “Nós estamos concretizando a entrega de serviços como mercados e farmácias para cidades pequenas. de acordo com o nosso mapeamento, pelo menos 285 municípios não contam com tecnologia avançada e internet rápida. Então, a nossa ideia é proporcionar essa inovação, por meio de um site, para a nossa região. Estamos muito felizes. É uma emoção muito grande participar do South Summit”.

A estudante Eduarda Merlini, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Elisa Tramontina, de Bento Gonçalves, representou a equipe Alpha, que prevê a criação de um aplicativo para auxiliar na alfabetização de crianças. “Só quem é da Educação entende o quanto é difícil conquistar e conseguir investimentos que contribuam para o crescimento da sociedade. Mesmo que a gente não ganhe, se esse aplicativo for implementado, eu tenho certeza que muitas crianças serão beneficiadas”, disse.

O aluno Afonso Silveira, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha, é o representante da equipe Patrulink. Para ele, o projeto consiste na aproximação das empresas com os alunos de escolas estaduais, reforçando o que já ocorre no Programa Partiu Futuro, do governo do Estado. Ele descreve a sensação de passar por todas as etapas e chegar até a final: “Nós queremos que ocorra uma comunicação efetiva entre as empresas e as escolas. Isso incentiva o jovem a entrar para o mercado de trabalho e adquirir experiência. A sensação de chegar até o South Summit é incrível. Não consigo descrever em palavras o sentimento de termos chegado tão longe. Só tenho a agradecer”, concluiu.

Premiações

No HackaTchê Business, a premiação contempla os três primeiros lugares: o 1º ganha uma viagem ao South Summit Espanha; o 2º lugar ganha o direito de conhecer a sede da Google em São Paulo; e o 3º lugar irá para o Gramado Summit. A grande final que irá definir a colocação das equipes ocorre na quinta-feira (21/3), no South Summit Brazil.

Equipes que chegaram até a pré-banca

  • Muleques de Vila, da Escola Técnica Getúlio Vargas (Rio Grande): projeto com foco no combate ao racismo e na valorização da educação antirracista;
  • Elas por Elas, da Escola Técnica Getúlio Vargas (Rio Grande): projeto direcionado à criação de uma rede de apoio no combate à violência contra a mulher;
  • Patrulink Business, da Escola Patrulhense (Santo Antônio da Patrulha): projeto com foco no cadastro de empresas para promover maior aproximação delas com a escola e para que possam escolher os jovens aprendizes para futuras vagas;
  • Alpha, da Escola Elisa Tramontina (Carlos Barbosa); projeto que apresenta uma proposta de solução para a alfabetização no pós-pandemia;
  • Três Tesoureiros, da Escola Borges de Medeiros (Cachoeira do Sul): proposta de solução para planejamento e educação financeira;
  • Franciscos, da Escola São Francisco de Assis (Canoas) projeto voltado ao mercado online para cooperativas.

GOV RS | Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc | Edição: Rodrigo Toledo França/Secom | Foto: Diego da Costa/Ascom Seduc

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE