Mercado analisa a queda da taxa como positivo e pode atrair as pessoas para realizarem investimentos
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central define nesta quarta-feira (08/05), o novo patamar da taxa básica de juros do país, a taxa Selic. O grupo se reúne a cada 45 dias para definir a trajetória dos juros, gerando impactos na economia do país. A perspectiva do mercado para hoje é uma queda de 0,25 ponto percentual, com isso o indicador ficaria em 10,50% ao ano. Atualmente está em 10,75% ao ano.
Para Renan Diego, especialista em investimentos e finanças pessoais, há uma grande oportunidade de investir quando a taxa de juros está em queda. “Como a redução já era esperada, os ativos do mercado financeiro tendem a sentir seu impacto de forma imediata, mas ainda não deve levar muitos investidores a migrar da renda fixa para a Bolsa de Valores. Isso vai acontecer caso a Selic chegue a menos de 10%, o que seria uma grande surpresa nesse momento”, explica.
Renan também pontua outros impactos positivos. “Como os empresários que deixavam o rendimento na renda fixa por segurança buscarem novos projetos para reinvestir na própria empresa, o que impacta em contratações e fomenta a nossa economia. Da parte dos investidores, independente da queda, a renda fixa nunca vai deixar de ser uma forma segura de investimento. Enquanto a Bolsa de Valores funciona como uma ferramenta para multiplicar patrimônio”, finaliza o expert à frente da escola digital Produtividade Financeira, por onde já educou mais de 7 mil brasileiros sobre finanças pessoais e investimentos.
Impactos no mercado imobiliário
Segundo o especialista em aquisição e leilão de imóveis, Pedro Gomide, com a queda da taxa de juros, um dos principais desafios na compra de um imóvel, pode atrair as pessoas para esse tipo de investimento. “A Taxa Selic e os imóveis têm relação direta, pois ela é usada como referência para os bancos definirem as taxas de juros das parcelas. Quando a Selic sobe, consequentemente, as parcelas do financiamento aumentam e impacta diretamente no bolso das pessoas”, explica Gomide, que é um dos sócios e educadores da Smart Leilões, escola digital que já ensinou mais de 4 mil brasileiros a fazerem bons negócios com leilões de imóveis.
Com a mudança, o mercado espera financiamentos mais acessíveis, com prestações mais baratas. “Demora algum tempo para a redução da Selic refletir na diminuição da taxa de juros de créditos imobiliários, mas é uma forte tendência. Assim o mercado entra em expansão, porque as pessoas passam a investir mais, já que as parcelas estarão mais baratas, e as construtoras ficam trabalhando intensamente, pela alta demanda”, comenta o especialista em mercado imobiliário.
Para Pedro Gomide, os leilões de imóveis, que naturalmente já se mostram mais vantajosos pelos preços reduzidos, tendem a ficar ainda mais atrativos com as mudanças do setor imobiliário. “Com o mercado aquecido, a disputa entre os lances cresce. Por isso, para quem quer comprar imóvel, a hora é agora. Comece a fazer seus arremates, porque em breve você poderá revender com bastante liquidez e lucratividade”, finaliza o especialista.
Sobre Renan Diego (@renandiegooficial):
Especialista em finanças pessoais e investimentos, Renan Diego é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e atua há quase 10 anos como educador financeiro e consultor no segmento. À frente da escola digital Produtividade Financeira, o carioca já educou mais de 7 mil brasileiros que querem administrar melhor o próprio dinheiro e investir do zero. O profissional também conta com MBA em Value Investing. Hoje, com mais de 273 mil seguidores no Instagram (@renandiegooficial), o especialista compartilha na sua página oficial dicas sobre como poupar, administrar e investir melhor o dinheiro.
Sobre Pedro Gomide:
De Belo Horizonte (MG), Pedro Gomide é especialista em leilões, com formação em Administração pela Fundação João Pinheiro (FJP) e Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Após mais de 10 anos de atuação com tributos imobiliários, em 2020 fundou a Smart Leilões, escola digital voltada para leilões de imóveis, que comanda ao lado de outros dois sócios. Ele, que está finalizando a terceira graduação – dessa vez em Direito – é especialista em leilões de imóveis, tributos imobiliários, reforma de imóveis e intermediações imobiliárias.
Sobre Smart Leilões:
Fundada em 2020, a Smart Leilões é uma escola digital especializada em leilões de imóveis pelo Brasil. Após três anos investindo no ramo, os três sócios – Pedro Gomide, Pierre Henriques e Renan Lopes – decidiram ensinar de maneira eficaz e segura seus próprios métodos para conseguir altas rentabilidades em curto período com esse investimento. Hoje, os fundadores, que vivem em Belo Horizonte (MG), contabilizam mais de 4 mil alunos em todo o país.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br