Escolas estaduais da Zona Norte de Porto Alegre, menos atingidas pelas enchentes no Estado, criaram o projeto Reconexão. Com a participação de oito instituições, o objetivo é alinhar ações de acolhimento, bem como identificar necessidades e anseios da comunidade escolar após os eventos meteorológicos de maio.
A iniciativa estabelece diretrizes para serem executadas nas instituições, incluindo práticas pedagógicas, roda de conversa com pais e familiares, café coletivo com professores e funcionários e reorganização do calendário escolar. Além disso, foi realizada a elaboração do projeto “Adote uma Escola”, que pretende auxiliar as instituições mais afetadas pelas chuvas.
A diretora da Escola de Ensino Fundamental Júlio Brunelli, Vanice Loose, afirmou que, diante da tragédia ambiental, o grupo viu a necessidade de se unir e criar um projeto de acolhimento para os estudantes e equipe diretiva. “É a primeira vez que isso acontece no Rio Grande do Sul. Tivemos que nos juntar, pois sozinhos não teríamos forças. Criamos um guia de atividades, que será realizado conforme a realidade de cada escola. Também fizemos um quiz nas redes sociais para entender as principais dificuldades dos estudantes”, disse.
Para os jovens, a ausência do ambiente escolar foi difícil. A estudante Manuella de Marques contou que sentiu falta da escola e da socialização. “Fomos muito afetados. Poder voltar e receber esse apoio dos colegas e professores é muito bom”, destacou.
A diretora da Escola Técnica Estadual José Feijó, Cleusa Azambuja, explicou que o cenário da maioria dos estudantes foi difícil. “Muitos perderam tudo. Este acolhimento, o afeto e a atenção da escola foram primordiais para eles. Além disso, com a união das outras escolas, pretendemos realizar mais ações que beneficiem a comunidade da região.”
Escolas do projeto Reconexão:
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br