Durante o encontro, foram apresentados o relatório de prejuízos do setor cultural e o manifesto do movimento cultural unificado sobre a emergência climática.
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do estado promoveu, na manhã de terça-feira (11/06), o evento “SOS RS – Escuta Ativa da Cultura na Emergência Climática’’, na sede da Assembleia. A reunião foi conduzida pelo deputado Leonel Radde (PT).
O gestor de Relações Institucionais do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Rogério Bastos, esteve presente no encontro, que visava destacar as principais demandas e implementar medidas urgentes.
Entre as demandas cruciais estão a criação imediata de um fundo de emergência para trabalhadores das artes, a agilização do pagamento da Lei Paulo Gustavo, que representa o maior investimento direto em ações culturais do país, e a aceleração da implementação da Política Nacional Aldir Blanc, garantindo investimentos regulares em projetos e programas culturais por meio de editais simplificados. Além disso, a deputada, Sofia Cavedon, destacou a apresentação do projeto de lei (PL) 154/2024, autorizando auxílio emergencial para artistas, agentes culturais, produtores, instituições e espaços culturais.
O gestor e produtor cultural Vitor Ortiz apresentou um relatório de prejuízos do setor cultural em 55 municípios gaúchos, como cancelamentos de shows, feiras, aulas e cursos, além da perda de equipamentos, instrumentos e figurinos. Porém, relata que os artistas estão especialmente preocupados com a perspectiva do setor cultural perder visibilidade e investimento.
“A maior preocupação dos artistas, no entanto, se refere à possibilidade de estarmos diante de um novo apagão na área da cultura, que elimina toda a possibilidade de renda e, consequentemente, do seu sustento“, afirmou.
O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares dos Santos, adiantou que após este momento emergencial, o Ministério lançará outro conjunto de ações de recuperação da infraestrutura cultural, envolvendo incentivo fiscal e recursos do governo federal, oferecendo condições de trabalho.
Sobre o MTG
O Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecido como MTG, é uma organização que preserva e promove a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Fundado em 1967, tem como objetivo principal preservar e difundir os costumes gaúchos, como a música, a dança, a culinária e as vestimentas típicas. É responsável por coordenar os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), onde são realizados eventos culturais, festivais de música e dança, além de competições de laço e rodeios crioulos. Desempenha um papel fundamental na manutenção da identidade e no fortalecimento do orgulho gaúcho entre as gerações.
PlayPress | MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho | Redação: Gabriela Dalmas