Vice-presidente do SERAC conta que determinadas estratégias são fundamentais para ajudar na retenção de talentos
Toda empresa deseja reter os talentos que fazem parte da equipe, pois eles são fundamentais para o seu crescimento. O que nem todos os empresários entendem é que manter pessoas não depende apenas de uma boa remuneração financeira, mas de remuneração emocional, que deve ser usada de forma estratégica.
De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia, muitas pesquisas mostram que colaboradores felizes são 31% mais produtivos e três vezes mais criativos. Além disso, quando o colaborador atua com vendas, ele se torna 37% mais eficaz se estiver feliz no trabalho.
Para Carla, existem algumas estratégias que podem ser usadas para investir na remuneração emocional da equipe. A primeira delas é criar um ambiente agradável. “Qualquer pessoa trabalha melhor se estiver em um ambiente limpo, organizado e que supre as suas necessidades diárias. Aqui no SERAC, por exemplo, fizemos uma reforma de acordo com o que as pessoas iam pedindo. É um ambiente bonito, decorado, com mesas grandes, água gelada em vários cantos”, conta a executiva.
Outra estratégia essencial é reconhecer e elogiar. “Os seres humanos se sentem importantes pelo reconhecimento financeiro e social. Quando você une as duas coisas é o melhor dos mundos, mas o reconhecimento social é elogiar em público quando alguém fizer algo bom. Essa ação faz com que a pessoa se sinta importante e muitos lugares não fazem isso. Normalmente quem faz são as grandes organizações, que têm até os quadros de funcionário do mês como forma de reconhecimento”, afirma Carla Martins.
A criação de dias “diferentes” na empresa também é outra ação relacionada à remuneração estratégica emocional, segundo a vice-presidente do SERAC. “ Você pode criar dias diferenciados, como dia do pet, em que os colaboradores podem levar seus bichinhos; ou dia da família, em que podem levar os filhos”, sugere.
Ela lembra que, muitas vezes, as pequenas e médias empresas não terão um orçamento grande para investir na produção de dias mais diferenciados, mas nestes casos é preciso usar a criatividade. “No Natal, por exemplo, se a empresa não puder investir em uma boa cesta para presentear os colaboradores, ela pode propor um amigo secreto, a entrega de um panetone em casa. São ações que demonstram carinho e senso de união”, acredita.
Segundo Carla Martins, outra ação importante é investir em festas. “As festas fazem milagres dentro de uma empresa porque a retenção que se origina delas é fortíssima. A essência de uma festa é tirar todo mundo do ambiente de trabalho e proporcionar integração. E é importante que o líder esteja inserido, que participe ativamente. As festas costumam ser lembradas por muito tempo pelos colaboradores”, diz.
A executiva conta que, no SERAC, normalmente há quatro festas por ano. “Algo importante é que se a empresa não tem orçamento para bancar uma festa, uma celebração, ela pode fazer algo colaborativo. É possível, por exemplo, marcar um happy hour e pagar apenas parte do que foi consumido. As pessoas já vão gostar e ficarão felizes em colaborar também”, finaliza.
Sobre Carla Martins:
Carla Martins é vice-presidente do SERAC. Atende grandes empresários e personalidades da mídia, direcionando o crescimento sustentável de diversos negócios. Possui qualificação e acredita muito no poder de gestão de negócios e no empreendedorismo feminino.
Como Vice-Presidente do SERAC busca direcionar novos empresários a alcançarem o próximo nível com soluções contábeis, jurídicas e de gestão, impactando positivamente vidas de clientes, parceiros, colaboradores, amigos e familiares. Carla é contabilista formada em Marketing pela ESPM e pós graduada em Big Data e Marketing. @soucarlamartins
Sobre o SERAC:
O SERAC é um hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica e de tecnologia. Com quase 300 colaboradores atendemos mais de 3.500 clientes recorrentes presentes em 20 estados brasileiros, independentemente do porte ou opção tributária.
Entre seus clientes estão grandes marcas como XP Investimentos, G4 Educação, Óticas Diniz, Mundial Calçados e, também, empresários e personalidades da mídia, como Flávio Augusto, Joel Jota, Caio Carneiro e Thiago Nigro, contando com equipe especializada no mercado digital. Instagram: @sou_serac
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