Obra celebra os 40 anos da Sociedade Gaúcha de Infectologia e explora a evolução das doenças infectocontagiosas no estado
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) esteve presente no lançamento do livro “Infectologia no Rio Grande do Sul: A história através dos tempos”, realizado nesta terça-feira no Anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, prédio 3 da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
A cerimônia contou com a participação dos médicos Fabrizio Motta, Juarez Cunha, Renato Procianoy e Rita de Cássia Silveira, que representaram a SPRS. Organizado pelo historiador Éder da Silveira em parceria com o infectologista Alessandro Pasqualotto, ambos professores da UFCSPA, o livro oferece uma análise multidisciplinar sobre a luta contra doenças infectocontagiosas no Rio Grande do Sul. A obra aborda desde antigas enfermidades, como tuberculose e varíola, até a recente pandemia de Covid-19, com mais de 300 páginas, trazendo o olhar de especialistas de diversas áreas como antropologia, Medicina, filosofia e história. Um dos capítulos é dedicado a infectologia pediátrica, com a colaboração do médico Fabrizio Mota.
Sobre a Sociedade de Pediatria do RS
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.
PlayPress | SPRS – Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul | Redação e foto: Marcelo Matusiak
Pingback: SPRS – PlayPress