Agenda em defesa da saúde da Infância e Adolescência
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), vem a público manifestar sua preocupação com o bem-estar de crianças e adolescentes e encaminhar uma mensagem aos candidatos eleitos e aos que disputam o segundo turno nas Eleições Municipais de 2024. O documento apresenta uma série de propostas para garantir que os futuros gestores priorizem a infância e a juventude em suas políticas públicas.
A “Agenda em Defesa da Saúde da Infância e Adolescência” sugere, entre outras ações, a melhoria da infraestrutura da rede de atendimento pediátrico, com a presença de pediatras nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em todas as etapas de atenção; o fortalecimento do Programa Nacional de Imunização (PNI); e a promoção de hábitos saudáveis, como a amamentação e a prática de atividades físicas.
O texto também ressalta a importância de garantir a presença de pediatras durante o pré-natal e nos partos, além de combater a precarização do trabalho médico, uma prática comum em várias prefeituras, que prejudica a qualidade do atendimento.
As propostas da SPRS e SBP buscam assegurar que as crianças e adolescentes recebam o cuidado adequado, promovendo não apenas a saúde, mas também a educação e a proteção contra violências, como o tráfico de órgãos e a exploração sexual.
Confira a íntegra do documento na imagem anexa
Sobre a Sociedade de Pediatria do RS
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.
PlayPress | SPRS – Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul | Redação: Marcelo Matusiak