Novembro Azul: mês de conscientização sobre o câncer de próstata

  • 4 de novembro de 2024
  • Sol FM

Médico urologista do Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas fala sobre o segundo tipo de tumor mais comum entre homens

 

No Brasil, um homem morre devido ao câncer de próstata a cada 38 minutos. Durante o Novembro Azul, mês marcado por campanhas de conscientização da importância sobre o diagnóstico precoce e tratamento da doença, os cuidados com a saúde masculina ganham ainda mais importância para chamar atenção para o segundo tipo de câncer que mais atinge este gênero, atrás apenas dos tumores de pele do tipo não-melanoma.

A estimativa do Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional espera 704 mil novos casos de câncer no Brasil para o triênio 2023-2025, colocando o de próstata entre aqueles com maior incidência com 71.730 mil casos novos. Confirmando a projeção, há um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens. Em nível global, o estudo da Lancet Commission prevê que os casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, saltando de 1,4 milhão por ano registrados em 2020 para 2,9 milhões. O estudo aponta que os óbitos causados pelo tumor também devem aumentar em 85% ao longo do período, saindo de 375 mil mortes, em 2020, para aproximadamente 700 mil mortes até 2040.

A perspectiva de aumento de casos traz preocupação para os especialistas pelo alto índice de pessoas que não fizeram exames que podem detectar, precocemente, a doença. De acordo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 36% dos entrevistados nunca realizaram os exames de toque retal ou PSA (Antígeno Específico da Próstata), principais formas para confirmar o diagnóstico. O levantamento revela que menos de 40% dos homens com mais de 50 anos fizeram exames de próstata no último ano. O preconceito e as características masculinas em relação ao cuidado com a saúde são apontados como as principais causas para justificar números tão impactantes.

“Hoje temos pesquisas que apontam que 60% dos homens só vão ao médico quando têm sintomas ou quadros graves de saúde. Além da característica masculina de evitar ou protelar a procura por assistência médica, ainda há muito preconceito com os exames básicos para confirmar a doença, resultando em uma parcela significativa de homens que nunca fizeram o toque retal. Aos poucos, com campanhas de divulgação de informações corretas, precisamos eliminar esses pensamentos e incentivar o público a averiguar sua condição clínica”, define o Dr. João Pedro Telles, urologista do Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas.

Assim como o alerta para necessidade de exames para detecção precoce, a conscientização para os fatores de risco também integra a preocupação dos especialistas durante o Novembro Azul. Mais do que outros tumores, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos e a cada dez homens com a doença, nove tem mais de 55 anos. Pessoas com obesidade e com pai ou irmão que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos também possuem mais chances de ter o diagnóstico confirmado. Uma vez que os dados do Inca estimam que 10% dos casos de câncer são hereditários, um acompanhamento diferenciado para essa população (de homens com parentes afetados) surge como uma boa alternativa para evitar diagnósticos tardios.

“Junto com os fatores ambientais e o estilo de vida, a genética desempenha função essencial para entender o desenvolvimento de patologias. O câncer de próstata é uma doença silenciosa, muitos pacientes não apresentam sintomas, e quando surgem os primeiros sinais, está em estado avançado”, detalha.

Sobre o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas

Com cuidado e transformação em seu DNA, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas destaca-se com atuação em hospitais especializados, em rede de clínicas de Oftalmologia e Urologia e no segmento de sênior living. Possui em sua rede o Hospital Banco de olhos, o maior centro de ensino e cuidado de oftalmologia do sul do país, e o Prime Day Hospital especializado em urologia. O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, Portão, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá, oferecendo à população serviços norteados pela sustentabilidade, qualidade e segurança, inovação e tecnologia, ética e respeito. Mais informações em: www.saopietro.com.br.


Martha Becker Connections | Foto: Divulgação Grupo São Pedro

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE