Criado pela Educredi e Apoena Socioambiental, proposta traz tabuleiro para abordar desafios das mudanças climáticas
Combinando diversão e conscientização, a Cooperativa Educredi, em parceria com a Apoena Socioambiental, apresentou o jogo “Maratona pelo Clima”. A proposta, voltada para alunos do Ensino Fundamental (4º ao 9º ano), traz um tabuleiro interativo que aborda de forma lúdica e educativa os desafios das mudanças climáticas, estimulando o aprendizado e a cidadania ambiental.
No jogo, os participantes percorrem um tabuleiro com 42 casas, simbolizando uma maratona de 42 quilômetros. A cada casa, os jogadores respondem perguntas de verdadeiro ou falso sobre ações climáticas, pegada de carbono e sustentabilidade. Respostas corretas permitem avançar no tabuleiro, enquanto as incorretas implicam recuo. Além disso, casas especiais oferecem bônus com dicas de sustentabilidade, enquanto outras representam “acidentes de percurso” que ilustram os impactos das mudanças climáticas.
De acordo com Daiana Schwengber, sócia e cofundadora da Apoena Socioambiental, o jogo integra o projeto Sala Verde, que desenvolve materiais didáticos anualmente para auxiliar professores no ensino de temas socioambientais. “Esse ano, escolhemos trabalhar as mudanças climáticas por ser uma temática urgente e essencial para a educação cidadã. Muitas escolas foram afetadas por enchentes recentemente, evidenciando a relevância de abordar o tema em sala de aula. O jogo é uma ferramenta prática e adaptável para que professores possam levar esse debate de forma divertida e interativa,” explica.
A proposta do jogo foi pensada para ser acessível e adaptável. “Embora seja um tabuleiro impresso, ele pode ser ampliado ou até mesmo desenhado no chão para atividades como educação física. Além disso, professores podem personalizar as perguntas, aprofundando o aprendizado,” complementa Daiana. O jogo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordando temas como educação de qualidade (ODS 4), saneamento básico (ODS 6), consumo consciente (ODS 12) e ações climáticas (ODS 13).
Para o diretor presidente da Cooperativa Educredi, Elson Sena, a criação do jogo é um compromisso com a educação e a conscientização social. “A Educredi foi diretamente impactada pela maior enchente no estado do Rio Grande do Sul este ano. Não podíamos ficar alheios às questões ambientais. Participar do desenvolvimento deste tabuleiro reflete nossa responsabilidade em promover educação ambiental e preparar as futuras gerações para lidar com os eventos climáticos que se tornaram cada vez mais frequentes,” destaca.
O jogo “Maratona pelo Clima” já está disponível para impressão no site da Educredi (www.educredi.com.br), e a cooperativa convida escolas e professores a utilizarem a ferramenta em suas atividades.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br