Para o evento promovido pela ABHB são esperados criadores do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, Austrália, entre outros
O 9º Congresso Mundial Braford, que acontecerá de 28 de abril a 4 de maio de 2025 no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), terá programação diversificada, incluindo uma gira técnica por fazendas em Maçambará, Uruguaiana, Sant’Ana do Livramento e Arambaré, palestras e julgamentos. Com jurados renomados como Ciro Manoel Canto de Freitas e Celina Maciel, além do árbitro Paulo Azambuja, o evento espera receber criadores e produtores de diversos países, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, Austrália, entre outros, para fomentar o intercâmbio de conhecimento e negócios em torno da raça Braford.
Em fase de organização bem adiantada, os organizadores anunciam que em breve serão abertas as inscrições de animais. O gerente executivo da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Felipe Azambuja, destaca que a expectativa é de recorde de inscrições de animais, tanto para os julgamentos da raça Braford quanto para a 18ª Exposição Nacional da raça Hereford, estimada pela entidade como a maior de todos os tempos.
Quanto aos preparativos para a Gira Técnica por fazendas no interior do Estado, Azambuja conta que as visitas preparatórias serão em três fases. “Já fizemos duas etapas de visita, a primeira para definição de modelo de trabalho e a segunda para preparar a parte de comunicação visual e projetos de cada estância onde irão ocorrer as programações e o público será recebido. Em breve queremos a terceira, que é já com a seleção de animais que serão apresentados dentro das propriedades”, detalha. E com relação à segunda etapa do Mundial, Azambuja relata que a entidade visitou o parque, em Esteio, para avaliar como está o andamento das ações operacionais, que contam com a parceria da Farsul e do governo do Estado através da subsecretaria do Parque.
O gestor destaca, ainda, a parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Durante o Mundial estará acontecendo, de forma paralela, o Bocal de Ouro. A ABHB e a ABCCC estão alinhando atividades para que um evento seja apoiado pelo outro.
Esta é a segunda vez que o Brasil recebe o Mundial Braford. A primeira ocorreu em 2000, na cidade de Uruguaiana (RS). O Congresso Mundial Braford acontece a cada três anos. Já foi realizado em países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Austrália e Estados Unidos. Além da Gira Técnica que vai percorrer mais de 800 quilômetros dentro do Rio Grande do Sul, o Mundial terá, na sua programação, palestras, eventos gastronômicos, entre outros.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br