Pediatras gaúchos levam experiência e conhecimento ao principal congresso de Alergia e Imunologia Pediátrica do Brasil

Evento reuniu especialistas de todo o país em São Paulo e abordou temas que impactam diretamente a saúde de crianças e adolescentes

De 26 a 28 de março, pediatras do Rio Grande do Sul participaram da 17ª edição do Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica (Alergoped), realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). O encontro reuniu mais de 750 congressistas em três dias de intensa programação científica, com mais de 30 atividades e a presença de 80 palestrantes — três deles internacionais. Representando a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), especialistas gaúchos contribuíram com apresentações e condução de debates que evidenciaram avanços técnicos e desafios práticos na área.

Entre os destaques da comitiva estiveram a médica Cristina Helena Targa Ferreira, de Porto Alegre, que compartilhou sua vivência no diagnóstico e tratamento da Enterocolite Induzida por Proteína Alimentar (FPIES), uma condição incomum, mas de alto risco e outra aula voltada a esofagite eosofílica. O médico Renan Augusto Pereira atuou como moderador em discussões sobre rinite grave e estratégias de acompanhamento da urticária crônica, reforçando a importância da abordagem assertiva no controle das doenças alérgicas. Já a pediatra Helena Fleck Velasco abordou os Erros Inatos da Imunidade (EII), destacando a relevância da reposição de imunoglobulinas e do uso criterioso de antibióticos, além de ministrar palestra sobre a continuidade da investigação nos casos com triagem inicial negativa para EII.

O evento contou com participação de convidados internacionais como drs. Paul Turner (Reino Unido), com as palestras “Manejo da anafilaxia refratária” e “Nova classificação das reações alérgicas sistêmicas” e Pasquale Comberiati (Itália), com as aulas “Moldando o futuro da alergia respiratória através de diagnóstico molecular e imunoterapia” e “Cura para alergia alimentar: imunoterapia ou biológicos?”. O evento foi uma oportunidade estratégica para atualização profissional e intercâmbio de experiências, promovendo o debate sobre temas emergentes e complexos da prática pediátrica.

 

Sobre a Sociedade de Pediatria do RS

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.


PlayPress | SPRS – Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul | Redação: Marcelo Matusiak

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

  1. Pingback: SPRS – PlayPress

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE