Evento reúne especialistas para abordar a emergência climática e novas perspectivas para a Medicina no Rio Grande do Sul
Aproximando-se de um ano da maior tragédia climática já registrada no Rio Grande do Sul – as devastadoras enchentes de 2024 –, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) realiza, no dia 25 de abril, o Fórum de Saúde Planetária: Emergência Climática e Saúde. O evento, que ocorrerá na sede da AMRIGS, reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais da saúde para debater os impactos das mudanças climáticas na saúde global, com foco nos efeitos ainda sentidos.
As enchentes de 2024 deixaram uma marca profunda no estado. O Fórum será uma oportunidade para refletir sobre as lições aprendidas e as ações que foram, e ainda precisam ser implementadas para mitigar os danos causados por fenômenos climáticos extremos.
Além disso, o evento tem como objetivo discutir como a Medicina e as políticas de saúde podem se adaptar e atuar de maneira mais eficaz na prevenção e no atendimento a vítimas de desastres dessa magnitude.
Na véspera do Fórum, no dia 24 de abril, a AMRIGS promoverá o lançamento da nova edição da sua revista científica, Trends in Health Sciences, marcando uma nova fase editorial da publicação. Com um formato renovado e foco na ampliação da visibilidade internacional, o periódico adotará o modelo de fluxo contínuo, que possibilita a divulgação mais ágil dos artigos e garante a atribuição de DOI, facilitando o acesso, a citação e o impacto das pesquisas. A edição de estreia será dedicada ao tema central do evento — Saúde Planetária — e trará contribuições de especialistas brasileiros e estrangeiros.
Para o Dr. Flávio Milman Shansis, idealizador do evento e novo editor-chefe da revista científica da AMRIGS, o Fórum assume uma relevância ainda maior no contexto das recentes tragédias climáticas.
“Será um momento crucial para refletirmos sobre como a emergência climática está impactando a saúde pública e como a comunidade médica pode contribuir para a prevenção, atendimento e recuperação de situações extremas como as que vivenciamos no ano passado“, afirma Dr. Flávio.
O Fórum de Saúde Planetária é gratuito e as inscrições podem ser realizadas através do link disponível no site da AMRIGS em https://bit.ly/ForumSaudePlanetaria
Fórum de Saúde Planetária
Auditório da AMRIGS – 25/04/2025
Programação:
14h: Abertura
14h15min–15h: Emergência da Saúde Climática, Humana e Planetária.
Participantes: Airton T. Stein, Raquel Santiago, Tatiana Souza de Camargo, Enrique Barros, Antonio Saraiva (online)
15h – 15h45min – Mudanças Climáticas e Saúde.
Participantes: Carlos Dora, Lis Leão, Christian Kristensen e Andy Haines (online)
15h45min – 16h – Intervalo
16h– 17h15min – Rio Grande do Sul: lições aprendidas da enchente de 2024.
Participantes: Rualdo Menegatt, Alice Zelmanovitz, Luiza Ribeiro Alves Cunha e Yasna Karina Palmeiro (online)
17h15min – 18h: Impactos da Mudança Climática na Saúde Mental.
Participantes: Olga Falcetto, Ana Sfoggia e Stella Maria Hartinger Pena (online)
18h: Encerramento
Sobre a AMRIGS
A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br
Pingback: AMRIGS – PlayPress