Promovido pelo Sistema FIERGS, encontro reuniu especialistas e cases de sucesso para debater estratégias e oportunidades no mercado global
Transformar a internacionalização em uma possibilidade concreta para a indústria gaúcha. Com este objetivo, o Sistema FIERGS, por meio da Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Gerex) e do Conselho de Comércio Exterior (Concex), realizou nesta terça-feira (1º) o Inspire Export. O evento, no Salão de Convenções da FIERGS, funcionou como um hub de conexões dinâmico, oferecendo uma potente rede de contatos e informações para empresas que buscam consolidar e expandir seus negócios no mercado internacional.
A abertura foi conduzida pelo coordenador do Conselho de Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Aderbal Lima. “Hoje nos reunimos para mostrar que a exportação não é apenas possível, mas um passo estratégico e transformador para a competitividade. O Rio Grande do Sul possui uma vocação natural para o comércio exterior e, para além do conteúdo, espero que o evento sirva para mostrar caminhos reais, para que mais indústrias enxerguem a internacionalização como uma possibilidade concreta”, afirmou.
Lima aproveitou para convidar os presentes para as próximas missões empresariais organizadas pelo Sistema FIERGS, como a Feira K, maior evento mundial para a indústria de plásticos e borracha, e a Anuga, principal feira de alimentos e bebidas do mundo. Ambas realizadas na Alemanha, são plataformas essenciais para empresas que buscam inovação, novos fornecedores e a expansão de seus negócios no cenário global, representando um passo prático para as indústrias que desejam iniciar ou consolidar a jornada de internacionalização. As inscrições ainda estão abertas. Lima também destacou a Feira de Hannover, em 2026, na qual o Brasil será o país parceiro.
Ao longo da tarde, cinco painéis com mediação de especialistas e a participação de empresas com cases de sucesso, como Tramontina, Vinícola Garibaldi, JGB e Cravo&Canela, trouxeram aprendizados práticos. O gerente de exportação da Tramontina Multi, Nilvo Rauschkolb, deu dicas para o sucesso no exterior: “Buscar um mercado e acreditar nele, acreditar no produto e valorizar as pessoas”. Já a diretora da JGB, Joana Brasil, destacou que “coragem e compreender a cultura do país com quem você quer fazer negócios faz uma grande diferença”.
O papel do planejamento e o valor da marca também foram pontos centrais. “Você precisa saber exatamente o que vai vender e para quem. Planejamento estratégico é essencial”, apontou a agente de negócios da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maria Ines Balsan. A diretora de exportação da Cravo&Canela, Nathália Schneider, complementou: “Com grandes players internacionais, como nos destacamos? A qualidade é importante, mas o valor da marca é essencial. É uma estratégia que vai de dentro para fora”.
Encerrando as discussões, o painel “As alternativas e a dinâmica de financiamentos para acesso a mercados externos” trouxe a perspectiva do sistema financeiro para a pauta. Com mediação do representante do Banco do Brasil Leivio Silva, o debate contou com a participação do gerente financeiro da TMSA Carlos Eduardo Marquetotti e o diretor da V.elo Cassio Lutz. O painel abordou as ferramentas e estratégias de financiamento disponíveis para viabilizar projetos de exportação.
APOIO PARA EXPORTAR
O evento reforçou a rede de apoio disponível para os empresários. O Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema FIERGS foi apresentado como o braço que promove a participação em feiras, estudos comerciais personalizados, capacitações e a emissão de documentos para exportação. Entidades como a ApexBrasil e o Sebrae-RS também detalharam seus programas de fomento e consultoria para internacionalização de empresas de todos os portes.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br