Raissa Florence, da Oz Câmbio, fala sobre a pressão da tarifação norte-americana no câmbio, na inflação e na diplomacia
O pacote tarifário dos Estados Unidos contra produtos brasileiros, com alíquota de 50% válida a partir de 1º de agosto, pode impactar diretamente o custo de vida do brasileiro, pressionando o câmbio, a inflação e os preços de itens essenciais, como alimentos, combustíveis e produtos de limpeza. A avaliação é de Raissa Florence, economista e diretora na Oz Câmbio, que alerta para o efeito imediato da medida sobre o dólar e a cadeia de importação.
“É um momento que exige habilidade da diplomacia e clareza fiscal. Caso contrário, o dólar pode seguir pressionado, e o impacto direto disso aparece no supermercado, no posto e nas despesas do dia a dia. O Brasil tem uma dependência elevada de insumos e bens importados. Quando há um movimento como esse, tarifas unilaterais sobre produtos brasileiros, o mercado reage com aumento da volatilidade cambial. Isso encarece tanto a reposição nas prateleiras quanto os custos logísticos, refletindo no preço final ao consumidor”, explica.
Desde que a carta do presidente Donald Trump ao presidente Lula foi tornada pública (em 9 de julho), o dólar futuro disparou e a Bolsa brasileira intensificou suas perdas. O cenário é de instabilidade tanto externa quanto interna: além do atrito diplomático, a recente aprovação de novas despesas pela Câmara também elevou a desconfiança fiscal.
Raissa Florence é economista e diretora da Oz Câmbio, corretora licenciada pelo Banco Central, e destaca, ainda, que esse tipo de cenário afeta especialmente as famílias de renda média e os pequenos negócios, mais expostos à variação de preços e sem mecanismos de proteção cambial.
Para entrevistas, análises ou participações em programas jornalísticos, Raissa Florence está disponível mediante agendamento.
Sobre a Oz Câmbio – Corretora licenciada pelo Banco Central, a Oz Câmbio atua há 25 anos no mercado e transaciona mais de US$ 2,4 bilhões por ano em operações para pessoas físicas e jurídicas. Em 2023, lançou o principal FXaaS (Foreign Exchange as a Service) do Brasil, uma solução integrada via API e white label para operações internacionais. Em 2025, apresenta ao mercado a PartnerHub, plataforma que une gestão de clientes e câmbio em um só ambiente. Mais informações: www.ozcambio.com.br
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br