Referência mundial, o Open Finance no Brasil já integra 65 milhões de contas, o equivalente a 1 a cada 3 brasileiros. O marco, divulgado pelo Banco Central, reforça a relevância do modelo, que hoje movimenta R$ 1,2 bilhão por mês em transações entre instituições e se consolida como parte cada vez mais presente do cotidiano financeiro.
Para Gustavo Lino, diretor-executivo da INIT, a associação dos ITPs no Brasil, este é o momento de transformar escala em valor percebido. “O Open Finance evoluiu para muito além da abertura de dados. Ele se tornou uma infraestrutura estratégica do mercado financeiro, criando condições para serviços mais competitivos e personalizados, que chegam ao usuário de forma quase invisível, mas com impacto direto em custo, conveniência e segurança”, afirma.
O sistema já acumula mais de 100 milhões de autorizações de compartilhamento de dados e de pagamentos e avança para novas etapas. Entre as evoluções previstas pelo Banco Central para os próximos dois anos estão a portabilidade digital de salários, que permitirá transferir automaticamente o pagamento recebido de um banco para outro pelo próprio aplicativo, e a interoperabilidade internacional, que deve facilitar operações de importação e exportação. Essas frentes também abrem caminho para ampliar a participação de empresas no ecossistema.
Hoje, apenas 5% das conexões do Open Finance envolvem pessoas jurídicas, devido à complexidade na autorização para esse público. Com a ampliação dessa participação, soluções como o Pix Automático ganham relevância ao permitir que pequenos negócios e autônomos adotem modelos de cobrança recorrente de forma simples, segura e digital. A expansão para mais setores e portes de empresas tende a multiplicar casos de uso, aumentar a eficiência e criar novas oportunidades de crescimento para toda a economia.
Sobre a INIT
Fundada em 2022, a INIT (Associação dos Iniciadores de Transação de Pagamentos – ITPs) representa as empresas que lideram a transição para um sistema financeiro mais moderno e eficiente. A entidade tem como foco simplificar processos de pagamento, promover a segurança das transações, fomentar a concorrência e democratizar o acesso ao sistema financeiro no Brasil. Atualmente, conta com 18 associadas e mantém um diálogo constante com o Banco Central para fortalecer o Open Finance no país.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br