Governo participa de atividades promovidas pela UCS em alusão aos 150 anos da imigração italiana no Estado

Programação integra o calendário da comissão responsável pelos festejos do marco migratório italiano no Rio Grande do Sul

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e presidente da Comissão Oficial dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS, Fabrício Peruchin, representou o governador Eduardo Leite, na noite de segunda-feira (18/8), no evento promovido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pelo Consulado-Geral da Itália no Rio Grande do Sul, realizado no Teatro da UCS, em Caxias do Sul. A programação homenageou os 150 anos da imigração italiana no Estado

Para marcar a data, a universidade lançou o livro “Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul – 1875-2025”, obra de 640 páginas publicada em box bilíngue (português e italiano). A obra, organizada pelos professores Gelson Leonardo Rech, Terciane Ângela Luchese, Roberto Radünz e Anthony Beux Tessari, está dividida em 11 temas que abordam economia, educação, religiosidade, literatura e língua, família, entre outros. Além disso, o governador Eduardo Leite e o secretário Fabrício Peruchin assinam artigos na publicação. 

Data fortalece amizade e cooperação entre Brasil e Itália

Na sequência, o público acompanhou um espetáculo cênico-musical sobre a colonização no Rio Grande do Sul. A apresentação proporcionou aos espectadores uma imersão na trajetória dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Estado a partir de 1875. 

Foi um grande presente termos a oportunidade de celebrar os 150 anos com essa qualificada equipe que formamos. A data fortalece, ainda mais, os laços de amizade e cooperação entre Brasil e Itália. Desde o início, nossa intenção é valorizar a história, a cultura e as tradições desse povo que tanto contribuiu para a formação da nossa identidade”, destacou Peruchin. “Tivemos e teremos em 2025 diversos eventos dentro do calendário oficial da Comissão. Contudo, este promovido pela UCS é um dos maiores. Hoje, inauguramos o memorial oficial dos 150 anos da imigração italiana no RS.” 

Italianos tiveram importância na construção do Estado

Durante o lançamento do livro, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, destacou a importância dos imigrantes italianos na construção do Estado: “O passado e os propósitos nos trouxeram até aqui. Temos um Estado pujante pela força dos imigrantes e dos descendentes italianos, que foram, em grande medida, responsáveis pelo progresso que vemos na história e, hoje, no Rio Grande do Sul.” 

A atividade integra o calendário oficial da Comissão dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS, instituída pelo Decreto nº 57.558/2024. A Comissão reúne diversas secretarias de Estado e convida instituições a refletirem, debaterem e contribuírem para a construção das ações e celebrações que ocorrerão em 2025, resgatando a história para projetar novos futuros. 

Já somos mais de quatro milhões de gaúchos com ascendência italiana. A identidade italiana não é apenas um capítulo nos livros de história: ela está viva e pulsante, enraizada no modo de viver, de trabalhar, de celebrar e de sonhar desta terra. Confesso que nunca imaginei encontrar aqui, no Rio Grande do Sul, pessoas que amam a Itália até mais do que muitos italianos nascidos e criados na própria Itália”, afirmou o cônsul-geral da Itália no Estado, Valerio Caruso. 

Sobre os 150 anos 

Em 2025, celebram-se os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, cujo marco é o dia 20 de maio. Foi nessa data, em 1875, que chegaram a Nova Milano (atual município de Farroupilha) os primeiros imigrantes vindos da Itália. 

O primeiro ciclo migratório ocorreu entre 1875 e 1914, trazendo ao Estado cerca de 84 mil pessoas, oriundas principalmente da Lombardia, do Vêneto e do Tirol, em busca de oportunidades e fugindo das tensões que culminaram na Primeira Guerra Mundial. O auge da imigração foi registrado entre 1884 e 1894, com a chegada de aproximadamente 60 mil italianos, cuja contribuição foi fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. 


GOV RS | Texto: Ascom SJCDH | Edição: Secom | Foto: Giovanni Disegna/ASCOM SJCDH

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE