Acisa e Projeto Bitcoin É Aqui lançam central de monitoramento dos rios em Rolante

  • 12 de setembro de 2025
  • Sol FM

Informações podem ser acessadas em tempo real em plataforma aberta 

 

Preocupados e atentos com a situação das enchentes em Rolante, a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária de Rolante e  Riozinho (Acisa) juntamente com o Projeto Bitcoin É Aqui lançaram, na manhã desta quinta-feira (11), uma central de monitoramento do nível dos rios no município. A iniciativa tem como objetivo oferecer informações em tempo real à população, contribuindo para uma resposta mais ágil em eventuais situações de cheia.

O projeto foi desenvolvido pelo Bitcoin É Aqui e conta com estações de monitoramento financiadas exclusivamente por recursos privados arrecadados em Bitcoin. Os equipamentos foram instalados com apoio de moradores, que cederam locais estratégicos em áreas particulares e compartilharam conhecimento sobre os rios e padrões de chuva da região.

A concepção técnica do sistema ficou a cargo de Rafael Estevam, responsável pela montagem dos equipamentos e pelo desenvolvimento da plataforma. Ele explica que a iniciativa surgiu da necessidade da comunidade local em ter acesso direto a esse tipo de monitoramento. “O objetivo é oferecer à população um sistema de baixo custo, mas confiável, que permita acompanhar os rios que cortam a cidade sem depender apenas de avisos externos, podendo consultar a qualquer momento”, afirma.

Com os equipamentos e o site já em operação, era necessário um parceiro institucional para garantir a manutenção, cuidado e continuidade desse monitoramento. Foi nesse momento que a Acisa assumiu a responsabilidade. “A preocupação com as enchentes é parte da realidade dos rolantenses. Entendemos que essa é uma forma de contribuir não apenas com nossos associados, mas também com toda a população. A central de monitoramento possibilita que empresas e famílias possam se organizar melhor diante de alertas de cheia. Assumimos a missão de manter o sistema em pleno funcionamento”, destaca o presidente da entidade, Eduardo Timmen.

 

Sobre o sistema

O sistema é aberto e desenvolvido para ser acessível a qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico. Atualmente, seis instalações já estão em pleno funcionamento. Cada equipamento tem custo de material inferior a R$ 1.000, atendendo ao princípio do projeto de oferecer tecnologia acessível, de baixo custo e fácil manutenção. O código é aberto e está disponível com licença de uso irrestrito.

As estações foram instaladas exclusivamente em propriedades privadas, sem vínculo com o poder público, garantindo total independência. Além disso, há parceria com a MeteoBlue, que fornece dados sobre a quantidade de chuva. O acompanhamento pode ser feito através do site https://rios.bitcoineaqui.com.br/#RSRL


Lidiani Lehnen – Jornalista | Fotos: Lidiani Lehnen

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE