Cinco das dez pesquisas de alunos apresentadas na Casa da Agptea durante a Expointer 2025 foram selecionadas para participar do evento de ciência e tecnologia
Foram definidos os cinco trabalhos de estudantes de escolas do ensino técnico agrícola que participarão da Mostratec, feira anual de ciência e tecnologia para alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico, promovida pela Fundação Liberato. O evento ocorrerá de 27 a 31 de outubro, no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo (RS), com o objetivo de estimular a curiosidade, fomentar o pensamento científico, promover a integração entre educação e mercado e incentivar o intercâmbio entre instituições.
Ao todo, dez trabalhos foram apresentados durante a Mostra das Escolas Técnicas Agrícolas (Meta), na Casa da Associação Gaúcha dos Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), durante a 48ª Expointer. Os cinco trabalhos selecionados foram os da Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, de São Luiz Gonzaga, que apresentou o projeto “Semeadeira Época: a ciência e o conhecimento como estratégia de desenvolvimento para a agricultura familiar”, orientado pela professora Mary Terezinha Antonini, com os alunos Eduardo Przyczynski e Gustavo Ferreira.
A Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho inscreveu “Agronag Plante – aplicativo para o diagnóstico de pragas e doenças no cultivo de hortaliças”, orientado pela professora Kelen Bissoto, com a participação das alunas Amanda Gomes Medina, Erica Diefenthaeler e Maria Luisa Lopes. Já a Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes, de Osório, foi selecionada com “A citronela como inseticida natural para controle de ectoparasitas – Fase II”, trabalho orientado pela professora Kátia Airoldi e desenvolvido pelas alunas Ana Flávia Bemfica Pinheiro e Manuella Mayer da Silveira.
A Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, de Palmeira das Missões, levou o projeto “Utilização de pimenta, alho e arruda no controle alternativo da Diabrotica speciosa na cultura do feijão – Fase II”, sob orientação da professora Carine Meyer e com participação dos alunos Isabeli Mühl e Gustavo Binsfeld. Por fim, a Escola Estadual de Educação Básica de Viadutos apresentou “Sequestro de carbono no solo da cultura da erva-mate”, orientado pelo professor Eder Vidal e desenvolvido pelos alunos Pablo Otto Sckalei e Carlos Alberto Toscan.
O coordenador da Comissão de Avaliação da Meta, Carlos Augusto Fontoura, agradeceu a participação das escolas, da Agptea e da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro). Fontoura destacou que a escolha dos cinco trabalhos, entre 27 inscritos, não foi tarefa fácil e elogiou a qualidade das pesquisas apresentadas. “A comissão julgadora foi incansável e constatamos que o ensino agrícola gaúcho estará muito bem representado na Mostratec”, projetou.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO
MAIS DA SOL FM
Copyright © 2019 Radio Sol 107,3 FM - Rolante - RS - Brasil - www.sol.fm.br