Líderes podem usar perguntas para criar equipes mais colaborativas e conectadas

  • 20 de outubro de 2025
  • Sol FM

Na 3ª edição do Summit Internacional de Segurança Psicológica, Peter Cauwelier mostrou estratégias e ferramentas para fortalecer a colaboração e o aprendizado nos times

Repensar a comunicação, a colaboração e a liderança, assim como a forma de fazer perguntas. Esse foi o foco da keynote internacional de Peter Cauwelier, autor e pesquisador sobre inovação e aprendizado em times e criador da primeira certificação em segurança psicológica de times no mundo, durante a 3ª edição do Summit Internacional de Segurança Psicológica, que aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro, em São Paulo, sob organização do Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP). Durante sua palestra, que aconteceu no segundo dia do evento, ele não apenas provocou reflexões sobre processos essenciais, como a importância de refletir antes de formular uma pergunta, mas também apresentou uma ferramenta que orienta líderes em passos concretos para fortalecer a segurança psicológica em suas equipes.

Para Patricia Ansarah, CEO do IISP, precursora do tema no Brasil e coordenadora do evento, os insights trazidos pelo especialista impactam diretamente a construção de ambientes psicologicamente seguros, que estimulam colaboração, inovação e alta performance. “Em um mundo hiperconectado, o que diferencia verdadeiramente as organizações não é apenas a tecnologia, mas a qualidade das relações, a forma de se comunicar e outros aspectos essenciais, e tudo isso estará entre os assuntos dessa parte do evento”, comenta.

Esse olhar sobre a qualidade das relações leva Peter a enfatizar a importância do ato de fazer perguntas, habilidade muitas vezes subestimada na liderança. Ele explica que não se trata do tipo de questão, mas da intencionalidade ao formulá-la. “Nosso cérebro gosta de atalhos e tende a recorrer à primeira pergunta que surge”, ressalta. Ele complementa que os líderes precisam reaprender a fazer perguntas que promovam aprendizado para si e para suas equipes, especialmente em tempos complexos e de rápidas mudanças.

Essa reflexão se conecta a outro desafio das organizações, a implementação prática da segurança psicológica. Peter observa que muitas empresas tendem a buscar atalhos e pular etapas essenciais. “Embora estejam familiarizadas com conceitos como colaboração ou trabalho em equipe, raramente adotam ações concretas nessas áreas, porque não fazem parte do nível organizacional. A segurança psicológica existe nas equipes. Não faz sentido tentar extrapolá-la para toda a organização”, explica.

Nesse contexto, ele ressalta que, quando uma equipe consegue analisar suas ações atuais para aprimorar as futuras, cria-se um ciclo sustentável de aprendizado para a alta performance. O impacto desse desempenho, porém, varia conforme o contexto e as características de cada time, reforçando a necessidade de abordagens específicas e intencionais.

Nova ferramenta

Pensando nisso, Peter desenvolveu uma ferramenta prática para apoiar líderes na promoção da segurança psicológica. “Percebi que o líder exerce influência significativa sobre como a segurança psicológica se manifesta no grupo. Desenvolvi uma pesquisa e validei com diversos líderes. O relatório gerado oferece passos concretos que podem ser seguidos para tornar o ambiente mais psicologicamente seguro, estimulando colaboração e inovação entre os membros do time”, detalha.

Ele conclui destacando que o impacto da liderança se traduz, ainda, em comportamentos concretos e que as perguntas ocupam papel central nesse processo. “Portanto, antes de soltar a primeira coisa que vier à mente, pense dois segundos e formule uma pergunta à qual você mesmo teria prazer em responder”, finaliza.

Sobre Peter Cauwelier

Peter  Cauwelier é criador do programa TEAM.AS.ONE e referência mundial em segurança psicológica de times, autor, palestrante, WIAL Master Action Learning Coach e facilitador.

 

Sobre Patricia Ansarah

Precursora do conceito de segurança psicológica no Brasil, a psicóloga organizacional Patricia Ansarah – com mais de 20 anos atuando em RH e como executiva de grandes empresas – criou o instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP), a primeira entidade voltada exclusivamente ao tema em território nacional, para endossar o pioneirismo e dar visibilidade ao tema no Brasil e levar soluções integradas por meio da segurança psicológica para o desenvolvimento de times e organizações.

 

Sobre o Instituto Internacional em Segurança Psicológica

O Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) é uma organização lançada com o propósito de apoiar empresas corajosas a liderar a transformação do jeito de fazer negócios, preparando a liderança para uma gestão mais consciente e humana, por meio da Segurança Psicológica.


Betini Comunicação | Foto: Divulgação

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE