Novas diretrizes orientam prevenção e tratamento do colesterol alto e da aterosclerose

  • 20 de outubro de 2025
  • Sol FM

Sessão do Congresso SOCERGS 2025 reuniu especialistas para apresentar atualizações sobre as doenças que causam o entupimento das artérias e aumentam o risco de infarto e AVC

O Fórum do Departamento de Aterosclerose da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) reuniu, na sexta-feira (17/10), durante o Congresso SOCERGS 2025, um seleto grupo de especialistas para debater avanços no tratamento da aterosclerose, envelhecimento saudável e prevenção cardiovascular. Coordenado pelos Dr. Justo Leivas e Dr. Iran Castro, ambos de Porto Alegre, o encontro teve como destaque a apresentação da Diretriz de Dislipidemia da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) 2025, um dos documentos mais aguardados do ano pela comunidade médica.

A sessão contou com palestras de referência, como a do Dr. Paulo Caramori, sobre o impacto da placa vulnerável no tratamento atual; do Dr. Emílio Moriguchi, que abordou as alternativas terapêuticas para o envelhecimento com saúde; e da Dra. Jéssica Caroline Feltrin Willes, que apresentou reflexões sobre a avaliação da atividade física para prevenção de morte súbita.

Um dos destaques foi a exposição conduzida pela Dra. Fabiana Hanna Rached, de São Paulo, sobre as principais atualizações da Diretriz de Dislipidemia SBC 2025, seguida de uma ampla discussão entre os debatedores Dr. Paulo Eduardo Ballvé Behr, Dra. Débora Hoffmann Loro e Dr. Pedro Pimentel Filho.

O presidente do Departamento de Aterosclerose da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS), Dr. Pedro Pimentel Filho, destacou que a aterosclerose segue sendo uma das principais causas de morte no mundo e que a especialidade vive um momento de grande avanço científico.

“A nossa área de Aterosclerose e Dislipidemia é uma das mais importantes da cardiologia e, junto com a oncologia, é a que mais apresenta novos tratamentos, novas drogas e novas possibilidades. Isso não é à toa, porque a aterosclerose é a doença que mais mata no mundo — uma em cada três pessoas morre por doença cardiovascular relacionada a ela”, explicou.

O médico ressaltou ainda a importância da nova Diretriz Nacional de Dislipidemia e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), apresentada durante o evento.

“Essa diretriz é muito ampla, traz conceitos novos, formas atualizadas de avaliar o risco e novos tratamentos. É um documento completo e acessível, que ajuda os médicos a adotarem condutas adequadas ao momento atual da cardiologia. É uma atualização importante para os médicos, um momento de troca de conhecimento e de discussão sobre as práticas que estão transformando o cuidado cardiovascular”, completou.

O debate enfatizou os novos parâmetros de risco, o papel das terapias combinadas e a importância do controle rigoroso dos níveis de colesterol para a redução de eventos cardiovasculares.

O cardiologista Dr. Paulo Behr destacou que novas terapias injetáveis estão transformando a conduta clínica, especialmente para pacientes que não toleram as estatinas ou apresentam dificuldade de adesão ao tratamento contínuo.

O colesterol é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, e hoje já dispomos de várias alternativas em termos de tratamento medicamentoso. Grande parte do colesterol é de origem genética, por isso as reduções apenas com dieta costumam ser frustrantes. As novas terapias, especialmente as injetáveis, permitem aplicações a cada três ou seis meses, reduzindo significativamente o LDL e facilitando a adesão ao tratamento”, explicou.

Segundo ele, cerca de 10% dos pacientes apresentam intolerância às estatinas, o que reforça a importância dessas novas opções para ampliar o alcance e a eficácia da prevenção.

“Essas medicações de longa duração são especialmente úteis para quem esquece de tomar os comprimidos ou não tolera os medicamentos tradicionais. A adesão é essencial, pois, como o colesterol não causa sintomas imediatos, muitos abandonam o tratamento e acabam expostos a um maior risco de infarto e AVC”, alertou o Dr. Behr.

Serviço
Congresso SOCERGS 2025
16 a 18 de Outubro
Centro de Eventos Wish Serrano Gramado
Realização: Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul
https://www.socergs.org.br/congresso2025/


Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS)
A SOCERGS é uma entidade dedicada à promoção da prevenção de doenças cardíacas, visando aprimorar a qualidade de vida dos gaúchos. Seu compromisso é conscientizar o público sobre a importância do cuidado com a saúde do coração. Destaca-se por sua transparência e clareza em todas as suas atividades com participação ativa de seus sócios e líderes, que contribuem para seu contínuo aprimoramento e evolução ao longo das gestões.


PlayPress | SOCERGS – Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul | Redação : Marcelo Matusiak | Foto: Anselmo Cunha

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO

É muito importante pra gente saber sua opinião

MAIS DA SOL FM

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE